Submarino.com.br
Marco Weissheimer Rotating Header Image

Empresas transnacionais de alimentos estão lucrando com aumento da fome no mundo

A denúncia é de Boaventura de Sousa Santos: as grandes empresas transnacionais de alimentos estão obtendo grandes lucros com o aumento da fome no mundo. Segundo ele, a opinião pública está sendo sistematicamente desinformada sobre esta matéria para que não se dê conta do que está acontecendo. E o que está acontecendo, diz o sociólogo português, é que a fome no mundo é a nova grande fonte de lucros do grande capital financeiro. Os lucros, garante, estão aumentando na mesma proporção que a fome.

Ele dá um exemplo: “Nos últimos meses, os meses do aumento da fome, os lucros da maior empresa de sementes e de cereais aumentaram 83%. Ou seja, a fome de lucros da Cargill alimenta-se da fome de milhões de seres humanos. Em articulação com as grandes empresas que controlam o mercado de sementes e a distribuição mundial de cereais, o capital financeiro investe no mercado de futuros na expectativa de que os preços continuarão a subir, e, ao fazê-lo, reforça essa expectativa. Quanto mais altos forem os preços, mais fome haverá no mundo, maiores serão os lucros das empresas e os retornos dos investimentos financeiros”. Clique AQUI para ler mais.

1 Comentário on “Empresas transnacionais de alimentos estão lucrando com aumento da fome no mundo”

  1. #1 Vinicius Tumelero
    on May 7th, 2008 at 6:22 pm

    Petrolina, Pe 07/05/2008

    Prezado Marco. Hoje, no programa do Lazier Martins, ele liberou o áudio da sessão do Senado com a Dilma. Quando algum Senador da oposição tomava a palavra, ele mantinha o áudio até o fim, e dá-lhe lenha. Quando algum Senador da base aliada se manifestava, entrava propaganda na Gaúcha, e interrompia a veiculação. Uma vergonha. O nosso Rio Grande está pior que eu pensava, na mão desse tipo de imprensa.

    Vinicius

Deixe um comentário