Submarino.com.br
Marco Weissheimer Rotating Header Image

E os outros monumentos?

O líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Raul Pont, classificou a colocação da placa na Esquina Democrática em homenagem ao cabo Valdeci de Abreu Lopes, morto em um conflito entre a Brigada Militar e o MST, há 18 anos, como uma provocação do coronel Mendes. Para Pont, o comandante da Brigada constrangeu o Conselho Municipal do Patrimônio a aprovar a medida, levando 100 brigadianos para uma reunião do órgão. Além disso, acrescentou, a medida autoriza os movimentos sociais e os familiares das pessoas que morreram vitimadas por ações da Brigada Militar a exigirem monumentos nas avenidas em honra de seus mortos. O líder petista lembrou os casos do promotor público de Santa Rosa, do tenista em São Leopoldo e do líder sindical Jair Antonio da Costa como exemplos recentes de vítimas da violência policial. “A placa é injusta inclusive com outros brigadianos, que morreram em serviço no combate ao tráfico e ao crime e que não são lembrados pelo comando da corporação”, criticou.

10 Comentários on “E os outros monumentos?”

  1. #1 Ary da Silva Martini
    on Aug 9th, 2008 at 1:35 am

    A atitude do cel. MendeSS é uma provocação direta às principais vítimas do processo que envolve o direito constitucional ao uso da terra. O MST é um movimento social que é combatido como se guerrilha fosse. Como se fosse um bando armado de foras-da-lei. Realmente, a governadora mostra a sua face mais cruel ao dar visibilidade ao truculento coronel e pedir invisibilide aos gestores das áreas sociais, culturais, de saúde e de educação. Neste momento, com essa gestão, o Rio Grande se aprsenta como um estado repressor e autoritário. Coberto de razão está o deputado Raul Pont.

  2. #2 Anonymous
    on Aug 9th, 2008 at 1:42 am

    Além de ter retirado a BM da atuação na rua prá fazer pressão política, situação muito perigosa prá o Estado de Direito Democrático, pois imagina se isso vir acontecer para outros assuntos, o comandante usar a tropa para pressionar ao que lhe interessa? Quem vai cobrar essa distorção do comandante da BM?
    Onde está o Ministério Público?????
    Jussara Dutra

  3. #3 panoramix
    on Aug 9th, 2008 at 2:06 am

    Éis o resultado de mais uma atitude provocativa e impensada do desgoverno Yeda. Agora partindo de um subalterno da polícia! Os desdobramentos podemos imaginar!

  4. #4 Roberto Weber
    on Aug 9th, 2008 at 2:11 am

    Acredito que o soldado homenageado mereça até mais do que um monumento, mas é notória a politização do comando de nossa valorosa brigada militar, o que é inaceitável, pois a corporação tem de servir a todos os cidadãos de nosso estado, independentemente das cores das bandeiras que carreguem e das idéias políticas que defendam.

  5. #5 Teresinha Carpes
    on Aug 9th, 2008 at 3:49 am

    Poisé a Brigada também esta fazendo homenagens em frente a C.A.S.A da governadora Yeda(PSDB)trombetiando os parabéns,enquanto isto a morte rondava a cidade e a grande Porto Alegre,por falta de efetivo!

  6. #6 Anonymous
    on Aug 9th, 2008 at 6:01 am

    Vai ter de se montar um verdadeiro prédio de pedra, de uns vinte andares, das vítimas da BM e quetais, contra o estado de direito. O melhor do senhor Mendes é o seu brilhantismo na avaliação das consequências dos atos.

  7. #7 Ary da Silva Martini
    on Aug 9th, 2008 at 1:27 pm

    Anômino: gostei de tua idéia. Mas não seria mais prático trazer um prédio pronto? No egito tem prédio antigo, acho que dá para negociar: é conhcido por Queops. Inclusive, está desabitado.

  8. #8 Luís
    on Aug 9th, 2008 at 1:33 pm

    Coronel MendeSS – gostei – exprime bem o “guardião da sociedade gaúcha”…

  9. #9 Lamarca
    on Aug 9th, 2008 at 8:54 pm

    Coroné Mendes escancarou de vez a opção do ( des)governo gaúcho, o velho reducionismo hipócrita do qual a direita reaça tanto gosta: Quem está conosco é do bem, quem não está é do mal ! E, para estes, a lei !!!!!!!!

  10. #10 Anonymous
    on Aug 11th, 2008 at 6:57 pm

    Haverá uma placa para Ozório Alceu Feline em Vacaria?
    http://www.rsurgente.net/2008/03/morte-de-professor-sinal-de-alerta.html

Deixe um comentário