Submarino.com.br
Marco Weissheimer Rotating Header Image

Deslizamentos de terra e enchentes seguem matando no Brasil. E daí?

O geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos escreve sobre a tragédia em Santa Catarina: “a questão essencial é que estão sendo ocupadas pela urbanização, à vista e com o beneplácito oficial, áreas que por suas condições geológicas jamais poderiam ser utilizadas para tal fim. Pior, estão sendo ocupadas utilizando-se de expedientes técnicos (desmatamento, cortes, aterros, disposição viária) totalmente contra-indicados para tais situações”.

E o engenheiro florestal Guilherme Floriani observa que, após a tragédia, cresce a pressão contra o projeto de lei do governo catarinense, que institui o Código do Meio Ambiente Estadual. Inconstitucional segundo a Procuradora da República, Analúcia Hartmann, o projeto reduz matas ciliares a uma linha de 5m de largura e ameaça unidades de conservação na área afetada pela enchente.

1 Comentário on “Deslizamentos de terra e enchentes seguem matando no Brasil. E daí?”

  1. #1 Luís
    on Dec 5th, 2008 at 10:14 am

    Apoiado.
    Construídas legal ou ilegalmente, usualmente essas edificações (em encosta ou outro tipo de dificuldade) são feitas sem rigor técnico, porque senão custariam fortunas. E em SC… lá, “um dos estados mais desenvolvidos do Brasil”, aparenta haver uma estranha facilidade oficial para se ocupar morros… em Florianópolis, então, “salta aos olhos”…

Deixe um comentário