Myspace button
Submarino.com.br
Marco Weissheimer Rotating Header Image

O delírio golpista da maçonaria gaúcha

 A Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul publicou hoje uma nota paga no jornal Zero Hora fazendo um alerta para o “caos social e moral” no qual estaria mergulhado o Brasil. Com um conteúdo que oscila entre o delírio e o velho discurso golpista da extrema-direita, a nota faz um chamado aos “verdadeiros brasileiros” para que a “nação” não seja mais “surrupiada”. O texto é assinado pelo Grão Mestre Gilberto Moreira Mussi (foto), ex-prefeito de Canguçu, ex-deputado estadual do PMDB e ex-secretário extraordinário para Assuntos da Casa Civil (1988-1989) no governo de Pedro Simon. Em sua peroração, o Grão Mestre não faz nenhuma referência às denúncias de corrupção envolvendo o governo Yeda Crusius e integrantes ilustres do PMDB gaúcho como o deputado federal Eliseu Padilha. Segundo o teor da nota, há um caos social e moral acima do Mampituba, enquanto no “Rio Grande” reina a tranqüilidade. Segue a íntegra da manifestação maçônica, intitulada “Manifesto de Santa Cruz do Sul”:

“Estamos vivenciando a pior das crises de nossos tempos. Nossa nação é espoliada e grande parte da população está desanimada, frente à contínua e histórica prática de alguns políticos.  A política – arte constitucional de transformar e melhorar as condições de vida da população – é considerada por muitos a arte da mentira e da fraude. A sociedade há muito espera uma manifestação dos maçons frente a este caos social. Pois bem, neste Manifesto de Santa Cruz, nós maçons, vimos responder aos anseios de nossa população. Até quando aceitaremos que pessoas mal intencionadas, não comprometidas com o bem estar geral da nação, continuem administrando e governando de forma irresponsável os rumos de nossa pátria? Até quando assistiremos estes senhores cometerem as mais absurdas medidas? Passam-se os anos e nosso povo continua analfabeto, sem emprego, com fome e morrendo nas filas dos SUS, nossos aposentados sofrendo nas filas intermináveis do INSS.

Não se admite que faltem médicos nos hospitais públicos e sobrem funcionários e serviçais de políticos pagos com o dinheiro dos nossos impostos. Nós, maçons, não aceitamos que uma lacuna jurídica reconduza a seus postos, agentes públicos condenados por corrupção. Em Brasília, a conhecida prática de renúncia para não perder o mandato e poder ser reeleito, não pode mais ser aceita! Somos agentes da história. Conclamamos a todos que acreditam que a nossa nação não pode ser mais surrupiada, a caminhar conosco, em busca da volta dos princípios basilares da Honestidade, Ética e Verdade. Sociedade! Nós maçons, homens livres, de bons costumes, estamos caminhando e defendendo a causa de nosso Brasil. Esperamos que nossas palavras não se percam com o vento, e sim encontrem eco nos corações e mentes de todos os verdadeiros brasileiros, participando conosco deste momento, da mesma maneira como no passado. Nós maçons estamos dispostos a contribuir para a história de nosso querido Brasil. O Brasil não é para poucos, e sim para todos os brasileiros! O mundo depende daqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos. Sonhemos um novo Brasil”.

70 Comentários on “O delírio golpista da maçonaria gaúcha”

  1. #1 José Antonio Meira da Rocha
    on Jul 17th, 2009 at 5:36 pm

    Hehe! E pensar que há duzentos anos atrás os maçons eram revolucionários…

  2. #2 Cesar - Itaqui-RS
    on Jul 17th, 2009 at 5:45 pm

    …. homens de bons costumes ….. ah, ah, ah, aqui em ITAQUI-RS vejo muitos maçons sendo processados na justiça por falta de pagamento de dívidas, inclusive fiscais … é melhor a Santidade rever conceitos, a maçonaria nunca esteve tão fora como na atualidade. Eu desafio este cidadão a tirar a folha de antecedentes policiais, assim como certidão da justiça estadual de muitos componentes dessa grande instituição que no passado ajudou a alicerçar a democracia brasileira. Basta vir em Itaqui-RS.

  3. #3 Fabrício Bittencourt Nunes
    on Jul 17th, 2009 at 5:56 pm

    Esta gente é, antes de tudo, mal-intencionada. Ridícula e mal-intencionada!
    Se deixassem, seriam perigosos…

  4. #4 Gilmar Crestani
    on Jul 17th, 2009 at 6:22 pm

    Lá em Bento Gran Maçon é uma maçã gigante. Convenhamos que seja lá o que for quem se reune em Loja ou está vendendo ou comprando, fazendo biscate, essas coisas de secos e molhados.

  5. #5 rose
    on Jul 17th, 2009 at 6:41 pm

    hahahahahahahahahahha( atirando as pernas pra cima!)

  6. #6 Fernando
    on Jul 17th, 2009 at 6:45 pm

    Meu avô materno era Maçom, foi Grão-Mestre da mesma Grande Loja Gliberto Moreira Mussi, e me lembro o quanto ele implicava, nas raríssimas vezes que ele falava sobre isso, sobre o exibicionismo besta de alguns maçons. Aliás, esse foi o principal motivo que fez com que ele se afastasse de maçonaria. Quando meu avô faleceu vieram me “convidar” no dia da sua pompa fúnebre, e eu, delicademente recusei, até por ser um ateu convicto. Sorte que ele ja passou para o “oriente eterno” e não teve que ler esse apedido ridículo. Mas apesar disso sempre admirei a história da maçonaria, sua defesa da liberdade, sua luta contra persiguições e o obscurtantismo através da história. Mas fica uma velha frase maçônica, “A maçonaria é perfeita, os homens dentro dela, não”.
    P.S.: A expressão “Loja” ou “Grande Loja” não tem nada a ver com comércio, é uma adaptação para o português da sua origem inglesa, “Lodge” e “Great Lodge”.

  7. #7 Cristina
    on Jul 17th, 2009 at 7:29 pm

    Fica a pergunta: a quem ele representa? sim, porque em nome do povo brasileiro a maçonaria não pode falar uma única palavra já que carece de toda legitimidade. Fale por ele e por seus… não por mim, nem pelo povo no qual me incluo.
    Cristina

  8. #8 van-poa-rs
    on Jul 17th, 2009 at 7:53 pm

    Senhores da Maçonaria, gostaria que vissem o nosso Estado com toda essa veemência e preocupação, também!!!!!

  9. #9 marcos
    on Jul 17th, 2009 at 8:21 pm

    O senhor maçom que assina a nota é moralista e indignado apenas do Mampituba pra cima . Como todo aquele que prega moral de cuecas, seu discurso éw repleto de contradição e não se sustenta .Aqui no RS está tudo calmo e temos um governo acima de qualquer suspeita….Em Brasília este senhor tem Vergonha mas no RS não tem vergonha, logo é um sem Vergonha !

  10. #10 marcelo da silva duarte
    on Jul 17th, 2009 at 8:52 pm

    Ombreia com o delírio neorrevolucionário maçom a afirmação de que “A sociedade há muito espera uma manifestação dos maçons frente a este caos social”.

  11. #11 Luís
    on Jul 17th, 2009 at 9:50 pm

    Depois deste governo fascysta-chinelão, pensava que cretinice tinha limite, mas estava errado… afinal, o “baronato” e o seu o totalitarismo tem que se defender.

  12. #12 Zhungarian
    on Jul 17th, 2009 at 10:25 pm

    Cara, me fala onde é que fica essa tal de marcenaria, todo precisando fazer uns armários aqui pra casa…

    Ah, não é marceneiro não?

    É cara de pau? Então tá no mesmo campo semântico…

  13. #13 marcos
    on Jul 17th, 2009 at 10:46 pm

    A velha e surrada cantilena golpista que a UDN viciferava aos quatro ventos. Convenceram a classe média a apoiar o golpe de 1964 usando este tipo de argumento moralista .Semeiam a paranóia com segundas intenções ! Se estão tão preocupados em restaurar a moralidade, por que o silêncio sobre o(des)governo Yeda ?

  14. #14 henry H
    on Jul 17th, 2009 at 11:00 pm

    Caramba!… esse cara andou bebendo na fonte do Professor Hariovaldo.

  15. #15 Claudia Cardoso
    on Jul 17th, 2009 at 11:58 pm

    A direita tá toda assanhada com esse golpe em Honduras. Até múmias falam!!! Com certeza, devem estar preocupadíssimas com as prisões de seus membros. Onde já se viu esses “funcionariozinhos” da Polícia Federal terem a petulância de prenderem Lair Ferst, Vaz Neto e Dornéu Maciel, por exemplo? Tem que “moralizar” o país, para que gangues continuem a roubar dinheiro público.

  16. #16 Jorge Loeffler
    on Jul 18th, 2009 at 12:04 am

    Meu caro Marco Aurérlio cada um entende da maneira que lhe convém. Estive presente e psso afirmar que este documento não foi voltado contra este ou aquele governo, até por que temos corrupção em todos os quadrantes de nosso páis.
    Quem presidu os trabalhos foi o Mussi por estar Grão Mestre, mas não foi o Mussi homem político vinculado a um partido. Havia e há dentre nós todas as conrrentes políticas, tanto é que eu que sou Maçom e sou filiado ao PT em nosso estado. A emissão deste tipo de documento é fetia todos os anos e em todas as assembléias gerais.

  17. #17 Seu Madruga
    on Jul 18th, 2009 at 2:06 am

    Que cara de pau!
    É por causa dessa história de maçonaria que este Estado está nesta M há anos.

  18. #18 marcelo da silva duarte
    on Jul 18th, 2009 at 8:48 am

    “Estamos vivenciando a pior das crises de nossos tempos (…) Até quando aceitaremos que pessoas mal intencionadas, não comprometidas com o bem estar geral da nação, continuem administrando e governando de forma irresponsável os rumos de nossa pátria? Até quando assistiremos estes senhores cometerem as mais absurdas medidas? Passam-se os anos e nosso povo continua analfabeto, sem emprego, com fome e morrendo nas filas dos SUS (…)”.

    De que maneira convém entender as afirmações acima, caro Jorge?

  19. #19 Carlos Neiamr Kuhn
    on Jul 18th, 2009 at 9:27 am

    Não consigo entender como alguém pode ter um pensamento como este. Não conseguir ver a desastrosa administração estadual e não ver as inúmeras virtudes a nível federal.

  20. #20 V
    on Jul 18th, 2009 at 11:23 am

    Este senhor não deve falar em nome da grande maçonaria, não acredito. Estou pasmo. Um texto completamente fora de contexto, deve estar atrasado uns oito anos. Ou só lê o PIG, ou estava em uma redoma escutando a CBN e foi solto.
    Recomendo rsurgente.opsblog.org de duas em duas horas, cloacanews duas vezes ao dia, blog da petrobras, viomundo e caf à vontade. Só para começar.

  21. #21 V
    on Jul 18th, 2009 at 11:32 am

    Então, por favor, um esclarecimento torna-se necessário. Qual o contexto deste texto?
    Ficou estranho, esquisito e desculpe, pareceu ridículo. Pois se muita coisa é verdade, a outra parte desta verdade (e não citada) é que houveram avanços e continuam havendo.
    Ao contrário deveria ser uma conclamação para a sustentação das conquistas e continuação do processo democrático. Inclusive com o fortalecimento dos mecanismos de Estado de fiscalização, PF, CGU, TCU, DRA etc. Poderiam conclamar para que os verdadeiros brasileiros, por exemplo, lutem por um STF compromissado com a nação e não com interesses sabe-se lá de quem, por um STF sem Gilmar Mendes para começar.

  22. #22 José Eduardo
    on Jul 18th, 2009 at 11:52 am

    Se o distinto se refere à tucana Yeda Crusius quando se refere ao caos social e moral, concordo plenamente.

  23. #23 justo e perfeito
    on Jul 18th, 2009 at 1:24 pm

    Mas fica uma velha frase maçônica, “A maçonaria é perfeita, os homens dentro dela, não”
    Realmente, meu caro, conheço muito de perto essa instituição, infelizmente, tem muita gente que procura se promover e acaba fazendo manifestos ridículos como este.
    A maçonaria é libertária e progressista por essência contra todas formas de opressão, porém, no Brasil, é extremamente conservadora mto diferente de países como a França, Chile, Cuba etc.
    Uma das normas regimentais é não se discutir política partidária e religião, acredito que esse Grao Mestre deve ser cobrado pelo seu ato. Até pq antes deveria explicar o que fez com os membros envolvidos na FRAUDE DO DETRAN que na sua grande maioria era composta por maçons das GRANDES LOJAS( potência maçônica, existe no RS o Grande oriente tbm ).

  24. #24 demolay
    on Jul 18th, 2009 at 1:53 pm

    totalmente fora de nexo esse manifesto, se é para falar de corrupção pq não relacionaram o nosso estado??
    Sou demolay, milito no ME e demais movimentos sociais
    achei um absurdo….totalmente fora de contexto e um manifesto político , sim!! Mesmo Discurso daquele grupo de dondocas “CANSEI” com fins políticos mto claros….Esse grao mestre ou quem redigiu esse manifesto deve ser cobrado, pois não representa a visào de todos membros da comun. maçônica. Até o estilo que é feitoo como “nós maçons mudaremos o brasil” como se tivessem o poder da exclusividade …….todos sabem que os problemas do Brasil sào estruturais, ou seja, está no próprio sistema político. Logo, cabe a cada um lutar para mudar isso através do seu sindicato, dce, gremio estudfantil , protestos etc.
    Mas nào cabe nos dias de hj a maçonaria vir a público e querer pautar esse debate…..uma liçào é muitoo importante deixar livre cada um para atuaçào na sua esfera profissional, partidária, sindical etc.

  25. #25 Cláudio E
    on Jul 18th, 2009 at 5:38 pm

    Mas não é que eu pensei a mesma coisa!!

  26. #26 Simone D. Rasche
    on Jul 18th, 2009 at 6:31 pm

    “verdadeiros brasileiros” ??? Ai, credo!!! Como disse Cristina, fale por ele, nao por mim!!!

  27. #27 Manuel
    on Jul 18th, 2009 at 10:01 pm

    É as ratazanas que se movimentam nos esgostos, com a cumplicidade do PiG para lançarem um “salvador messianico ” da ética, da moral, da tradição,da família, da propriedade e e do “nacionalismo xenofago”;… General Helleno.

    http://www.youtube.com/watch?v=hXvMHRZPWbM

    http://www.youtube.com/watch?v=D85e9hXr9FM

  28. #28 merling
    on Jul 18th, 2009 at 10:48 pm

    A maçonaria não toca na sem-vergonhice-corrupção-falta de ética do governo Yeda, porque o pai da governadora era maçon. Há pouco saiu nos jornais que lá em SP deram o nome do pai dela para uma loja maçônica. Oh, que instituição séria! Por isso ela não vê a corrupção do Manpituba pra baixo. Aliás a maçonaria sempre agiu por debaixo dos panos e manda mais do que qualquer outro poder no Brasil. É mais ou menos como uma máfia que indica a maioria dos juízes e muitos outros altos cargos no país. Na verdade são também e muito responsáveis por toda essa corrupção que acontece no Brasil. Não venham apontar o dedo pros outros, olhem-se no espelho.

  29. #29 Zé Bronquinha
    on Jul 19th, 2009 at 2:36 am

    A minha experiência de convívio com maçons foi a pior possível. Foi no serviço público, no governo Britto, onde o de cima pavimentava o caminho para o debaixo ascender, mesmo que este não tivesse as condições adequadas, assim, prejudicando outros;Isso ocorre no judiciário, polícia CIVIL,

  30. #30 Gabriel
    on Jul 19th, 2009 at 6:27 pm

    Uns homens velhos brincando de clubinho secreto; que coisa mais patética.

  31. #31 Felipe
    on Jul 19th, 2009 at 9:42 pm

    Alguem realmente leu o Manifesto??? parece que todos estão lendo o que o sujeito escreveu sobre o que ele “Pensa” sobre tal… Por Favor não façam jus ao que diz o manifesto”Brasileiros analfabetos”. Pois é isso que vocês estão deixando claro aqui nesses dizeres.

  32. #32 MMS
    on Jul 19th, 2009 at 9:44 pm

    venho aqui responder como um dos redatores do presente manifesto.
    fui organizador do Acampamento Intercontinental da Juventude do FSM e também estive na setorial de Juventude do PT de Poa.

    faço essa introdução pra começar a explicar algumas questões. O presente Manifesto não tem cunho golpista, pois a propria maçonaria repudia qualquer tipo de golpe. exemplo: os maçons que tiraram fidel castro da prisão.

    não é um texto de direita nem de esquerda. é um texto convidando a todos a discutirmos o rumos do Brasil.

    repito a proposta do texto é promover a discussão.

    sem duvida o governo Yeda deve ser responsabilizado!!! mas não recordo de nenhuma linha defendendo essa senhora!

    temos que nos unir e construir um novo Brasil, da mesma forma que temos que limpar esse estado!

    mais duas informações:

    1- os maçons envolvidos em casos de corrupção no estado estão sendo responsabilizadfos e se comprovado sua atuação provavelmente serão expulsos!

    2- peço que leiam o Manifesto. acredito que esta se vendo uma interpretação!

    posso não concordar com nada do que vc diz, mas vou lutar até a morte pelo direito de vc dize-las!

  33. #33 Cesar - Itaqui-RS
    on Jul 20th, 2009 at 10:06 am

    Então porque não tiveram a honrada pretensão de limpar os podres políticos de nossa casa Gaúcha ???? Porque não sugerem aos deputados omissos que investiguem as denuncias de corrupção nos cofres públicos??? Primeiro senhores maçons: limpem sua casa, para depois mostrar a cara.

  34. #34 Cesar - Itaqui-RS
    on Jul 20th, 2009 at 10:15 am

    Então limpem a maçonaria pois está cheia d emal elementos que apenas querem dilapidar o patrimônio público, ex. é ITAQUI_RS, onde há integrantes cheios de procesos e dívidas e mais mais, …. investiguem??? criem coragem e limpem a própria casa e cortem na própria carne. Para depois se mostrar para a sociedade como entidade de bem, a qual já foi no passado, com homens de caráter e dignidade.

  35. #35 alexandre
    on Jul 20th, 2009 at 10:21 am

    Quem ler a história, verá que estes indivíduos estão presentes nas mazelas da construção de uma identidade nacional para o Brasil. Senão vejamos: Estavam presentes na corte Portuguesa e posteriormente ao lado de D.Pedro I, jogando, atiçando o filho contra o pai. Estavam presentes na corte de Pedro II, preparando o terreno para a infâmia liberal, que não trouxe outra coisa ao mundo a não ser escravidão econômica e social, até não restar outra coisa a não ser as guerras totais. Também estavam ao lado da Princesa Isabel, solapando a sua dignidade e direito de reinar e preparando o terreno para a república. Posto que, este sistema opunha-se de certa forma a exploração ecônomica e ao livre comércio.
    Também estão presentes hoje, infiltrados em todos os meandros do poder, diluídos nos poderes,nas faculdades, escolas, nos sistemas de saúde público com o único objetivo: o desmonte da coisa pública, a inercia e ineficácia para que enfim seja privatizada. São como o cupim na madeira, comendo por dentro, devorando até não ficar outra coisa a não ser somente a casca, para que seja novamente erstaurado com o dinheiro arrecadado do povo, (saneamento), para então privatizar.Este é sem dúvida o maior negócio do século. Também estão presentes camuflados como camaleões, em todos os partidos políticos. Vão da extrema esquerda á extrema direita, sem exceções.Por isso as ideologias cairam por terra, por isso tanto faz como tanto fez em quem se vote, pois o resultado final será o mesmo.O esquartejamento do erário público, a manutenção da miséria e da pobreza. São esta situações que fazem com que se levantem homens autoritários cuja primeira medida e tornar proscritos os partidos políticos, é impor a censura e outras coisas do genero. Enfim diante do que li hoje, acreditem este senhor ficaria melhor de boca fechada. Tentar nos fazer crer em suas palavras é querer zombar da inteligência da população. Graças a Deus que não há unanimidade entre imbecis, doutra forma o planeta estaria ferrado

  36. #36 Cristina
    on Jul 20th, 2009 at 10:30 am

    Prezado MMS, veja bem, o texto não pode ser lido de acordo com a intermpretação que vc tentou passar porque além de não vivenciamos a pior crise (conforme afirmação no início do texto), houve outras que foram tão ou mais graves. A sociedade não espera nada da maçonaria, uma entidade (ou qualquer coisa que o valha) que não é pública, onde ninguém sabe o que acontece. Então não existem anseios da sociedade sobre a maçonaria. Ela não é vista por ninguém como o bastião da ética. No máximo há um respeito por seus segredos e ritos, mais nada. Portanto, reitero que não existem motivos que justifiquem um maçon vir a público e falar em nome do povo brasileiro…

  37. #37 Daniel
    on Jul 20th, 2009 at 10:32 am

    O que foi falado diz tudo!

    Posso não concordar com o que vc diz, mas vou lutar até a morte pelo direito de vc dize-las….

    acusam os maçons de tanta coisa, mas quem é que escreve baixarias do tipo “imbecis”

    sinceramente, acho que os maçons estão felizes, pois se pessoas como vcs concordassem com o que eles dizem, as coisas estariam erradas…..

    OBS: O SOCIALISMO MORREU NO LESTE EUROPEU

  38. #38 alexandre
    on Jul 20th, 2009 at 11:13 am

    Caro Daniel, chama-los de imbecis é o mínimo que um cidadão brasileiro deve faze-lo, no que diz respeito a este grupo de pessoas, deveriamos ir mais longe. O teu texto é confuso e ininteligível. Sem contar que a frase que usuas para me justificar ou ao grão mestre é um plágio de um ilustre da história mas não menos imbecil.
    A propósito, o socialismo morreu no leste europeu pois que lá também o cupim atuou até obter exito, foi um dois projetos mais bem sucedidos dentre todos. No Brasil ou América Latina nem ao menos começou e duvido muito que algum dia inicie.

  39. #39 Eduardo Martinez
    on Jul 20th, 2009 at 11:38 am

    A idade média se levanta!

    Do túmulo.

    Quando o ladrão quer prender a polícia e o réu acusa o juiz.

    A maçonaria hoje é o cenário obscuro onde alguns operadores da justiça brasileira negociam sentenças, orientam advogados confrades sobre os detalhes técnicos necessários para justificar a mudança de vereditos em instâncias superiores.

    Além de escolher determinados classificados em concursos para o judiciário. geralmente parentes de confrades.

  40. #40 Homero
    on Jul 20th, 2009 at 11:51 am

    Caro Sr Marco W.

    Em qual edição da ZH saiu este manifesto?
    Atraves do site da ZH e/ou ClicRBS não localizei NADA sobre o assunto. Poderia me passar esta informação, pode ser pelo e-mail que cito.

    Atenciosamente

  41. #41 Marco Weissheimer
    on Jul 20th, 2009 at 12:13 pm

    Caro Homero, o manifesto foi publicado como nota paga no dia 17 de julho de 2009, na página 30 (editoria de Economia). Para vê-lo na internet é preciso folhear a ZH virtual (onde parecem as páginas inteiras, com todos os anúncios e notas pagas).

  42. #42 eduardo
    on Jul 20th, 2009 at 1:18 pm

    quem tem olhos para ver que veja, o resto é gado no pasto…
    continuem pastando.

  43. #43 Homero
    on Jul 20th, 2009 at 1:25 pm

    Achei Grato!

  44. #44 Alessandro Rocha
    on Jul 20th, 2009 at 2:20 pm

    Realmente cada povo tem o goveno que merece, aos olhos dos entendidos politicos, parece uma critica a um goveno m especial, mas, para que tem um minimo de capacidade e intelecto, vera que a critica se estende a forma como nós quanto povo somos tratados por politicos corruptos, e não pensem que para poder falar, tems que ser um exemplo, não, basta que voçe tenha vergonha na cara, e veja o que esta ocorrendo, sem cor partidaria, no caso, a nota, nada mais é do que o reflexo da LIBERDADE que possuimos de pensar, aos maçons, que hoje, não se furtam a suas obrigações, mesmo tendo problemas, pois são homems comums, trabalham em prol de uma sociedade mais humana, silenciar diante disto, seria mais que burrice, seria uma covardia, e hoje vivemos em um mundo de covardes, falem dos maçons, mas, jamais, verão a um VERDADEIRO maçom ser, um covarde, ignorante e escravo.

  45. #45 Maçom
    on Jul 20th, 2009 at 2:54 pm

    Participei da Assembléia que gerou o manifesto e fico muito contente em saber que aqueles que defendem o “satus quo” brasileiro não tardaram a se sentir incomodados e já levantaram os seus escudos de injúrias.
    A maçonaria é apolítica, manifestando-se principalmente pelos bons princípios de honestidade, moralidade e fraternidade, defendendo estes em qualquer partido político em que forem encontrados.
    Cumpriu com a sua obrigação de apontar os vícios existentes na sociedade à qual pertence.

    Vergonha àqueles que apedrejam as boas intenções e o que é justo!

    Não se esperava menos, pois cada sociedade tem o governo que merece (latu sensu, sem conotação política, tão melindrosa aos comentantes desta).

    Criticar é fácil. Faça melhor!

  46. #46 Onofre Machado Filho
    on Jul 20th, 2009 at 5:17 pm

    Parabéns ao Povo Gaúcho.
    Vivi quarenta anos no Rio Grande e lá comecei a construção da minha bela família, mulher de Bagé e três filhos. E é por manifestações-respostas como essas que vieram abaixo do “Manifesto do Grão Mestre” que me orgulho do Povo do Rio Grande, de ter tido a minha formação cunhada no ensino e na cultura desse Grande POVO. Tais manifestações irônicas e de repúdio, deixam claro o nível de consiciência política e social desse povo, que não se deixa envenenar por palvras de ordem, muito menos ao sacrifício da Democracia – ícone da conquista de um povo.
    A MAÇONARIA é uma instituição que inspirou e participou ativamente de movimentos extraordinários (principalmente libertários), em prol da humanidade, a exemplo da Revolução Francesa. Não pode ser confundida com posicionamentos de ordem puramente pessoal e qualquer de seus membros, mesmo dos que ocupam cargo maior. A solução para a corrupção e a impunidade que campeia o nosso país passa por UM ÚNICO CAMINHO – que é A EDUCAÇÃO. Por ela, os cidadões consltituiram INSTITUIÇÕES fortes, saudáveis e participativas no combate incessante à corrupção e à impunidade, e não meramente passiva, omissas e co-responsáveis como vemos hoje na “atuação?” das associações de classes e dos órgãos públicos como a Magistratura, o Ministério Público, a OAB e tantos outros. TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS POR ESSE DESCALABRO MORAL. Quando vamos à rua, o fazemos unicamente por nossos salários, pela nossa rua, pela nossa associação etc. FALTA CIDADANIA – QUE VEM NECESSARIAMENTE DA EDUCAÇÃO DO POVO; TEMOS DE SOBRA COORPORATIVISTO – E EM TODAS AS CLASSES, E NÃO SÓ NO PARLAMENTO – QUE É O REFLEXO DA DEFORMAÇÃO DAS NOSSAS INSTITUIÇÕES (todas).
    Saudações ao Povo Gaúcho.

    Onofre.

  47. #47 emeson
    on Jul 20th, 2009 at 8:06 pm

    Pelo o que eu sei, o Brasil (oficialmente República Federativa do Brasil) é uma república federativa formada pela união de 26 estados federados, um Distrito Federal e 5.563 municípios. Um destes estados é o estado do Rio Grande do Sul faz parte dos 26 . É obvio que o manifesto de Santa Cruz não apóia o Governo Yeda, tão pouco direciona sua indignação especificamente contra os assombros do Governo Federal, mas foi essa a interpretação que o “prestigiado” jornalista está tentando passar. O que chama a atenção são as manifestações que se seguiram, pessoas que não podem ou não sabem tirar as suas próprias conclusões e por assim dizer “comem na mão dos outros”, o que reforça o meu entendimento de que falta educação básica para este povo.

  48. #48 hiram
    on Jul 21st, 2009 at 2:42 pm

    como não percebem que é direcionado para atingir o governo federal??? precisam frequentar aulas de interpretaçào de textos!!! Acredito que é demonstração de que a hierarquia fala mais alto, ou melhor, ficam calados para o que os de cima(Grao mestre) manipulem.

  49. #49 Edinho
    on Jul 21st, 2009 at 4:44 pm

    É impressionante a fertilidade do solo brasileiro pra caricaturas naciolistas como certos “jornalistas”, políticos, militares e maçons (alguns se sobrepõe, inclusive…)!
    O discurso é sempre o mesmo. Os ideais também. Não há vergonha, não há remorso pelo que já fizeram aos brasileiros: miséria, violência, tortura, desemprego, fome, corrupção?
    Pra essa gente, é tudo culpa dos comunistas e/ou do Lula. Antes de 2002, nada disso existia. Francamente!
    Sinceramente, como podem ser considerar melhores estas pessoas que se reúnem apenas para defecar sua mediocridade?

  50. #50 Eduardo Martinez
    on Jul 22nd, 2009 at 11:39 am

    Emeson, falta educação básica para quem cria um estado paralelo dentro de uma instituição obscurantista como a maçonaria, para manipular a história e desviar o interesse público para seu próprio ralo. Outra coisa, eu sempre mostrei a cara em todos os comentários que faço, em qualquer lugar, nunca me escondi atrás de nomes fictícios ou escritos pela metade. Isso sim é educação báscica. Ah! moro em São Borja, um lugar controlado pela maçonaria e obviamente, por isso mesmo, sou o inimigo íntimo da elite que vive de expedientes mágicos para jogar sua “competência” na cara da sociedade que trabalha honestamente e não perde oportunidade de fechar qualquer porta que eu possa tentar abrir. Certamente. para não correr o risco de ver seus fundilhos à mostra. Já tive a honra de ouvir sem que me vissem o seguinte: -”quem é esse Martinez idiota que tem mania de ser honesto e vive dando uma de joãozinho-do-passo-certo”. Muito obrigado idade média por me mostrar que vale a pena ser e viver no terceiro milênio.

  51. #51 Martins
    on Jul 22nd, 2009 at 12:48 pm

    Meus caros!

    A crítica pela crítica é algo desprezível. Penso que a Maçonaria como instituição, apesar de desconhecida por muitos, prestou grandes serviços a nação brasileira. No entanto é inegável que não é perfeita por ser constituida por homens errantes… Mas o descalabro em que se encontra a nossa política estadual e nacional é algo que já deveria ter tido uma reação popular mais dura. Somos um povo deveras calmo e paciente. Precisamos pelear por nossos direitos e acabar com esta vergonha!

    Critiquem o Cpergs, mas eles ñ se calam e defendem um ideal, se estão certos ou errados ñ vou entrar no mérito, mas fazem!
    Abraço!

  52. #52 Luiz
    on Jul 22nd, 2009 at 3:04 pm

    Bem feito para esse pessoal da maçonaria que escreveram isso e aos que defendem a “manifestação” se estão levando sarrafadas de todos os lados.
    A “manifestação” não tem nada demais, texto risível, parece mais panfleto dos editoriais golpistas da imprensa da república das bananas, pois isso ocorre em toda a AL, nenhuma luz de “esperança nova”, apenas velhos discursos e talvez copiado de algum jornal do tempo de Getúlio Vargas, escrito por algum pró fascista. Esse panfleto destoa do que sempre pensei que fosse os maçons, pessoas pra lá de cultas e éticas. Foi deveras um panfleto partidário embora digam que não e com viés de extrema direita. Da próxima vez, submetam à apreciação de alguém com autoridade e que não só lê jornais do PIG, mas que tenham um nível de informação e formação razoável.

  53. #53 José
    on Jul 22nd, 2009 at 5:39 pm

    És Demolay e milita?
    Achei que eu fosse o unico. Tanto que não aguentei ficar na ordem, onde a maioria é almofadinha e se julgam conservadores de direita. rsrs
    Vaidade pura. Prefiro ficar em casa lendo um livro.

  54. #54 Jozé Ningém
    on Jul 22nd, 2009 at 11:51 pm

    Carlos Lacerda, O Retorno?

  55. #55 Sergio
    on Jul 27th, 2009 at 1:37 pm

    Meus caros,

    Pelo conteúdo do post e pelos comentários aqui postados, só posso concluir que o Maçom está certo: há muito analfabeto no Brasil. Neste caso, analfabetos funcionais, ou seja, aqueles que, apesar da capacidade de ler, não possuem capacidade de interpretar ou entender o que foi lido.
    O jornalista em questão faz acusações que nem sequer fazem sentido no texto do manifesto. O manifesto em si é apartidário, ele não acusa este ou aquele governo, não acusa este ou aquele partido, nem sequer tendência política.
    Discordo de quem afirma que já tivemos crise ética e moral na política das mesmas dimensões das que enfrentamos hoje. O descaso com a coisa pública, o uso da influência por parte dos nossos representantes, é estarrecedor.
    O problema é que as pessoas são imediatistas, acham que o fato disto tudo estar estourando no 2o governo do presidente Lula, faz com que o PT e o Lula sejam responsáveis diretos por esta situação.
    Não é verdade. Já há muitos anos, caminhamos em direção à esta situação de pouca vergonha na política nacional.
    E TODOS, repito, TODOS, tem a sua cota de responsabilidade: militares, PSDB, PMDB, PCB, PT e etc.
    Num lampejo de sanidade entre os muitos impropérios aqui dirigidos à um manifesto que pode ser aplicado perfeitamente ao governo do Sr. FHC, do nosso atual presidente Lula, da Sra Yeda do RGS e mesmo de Martha Suplicy ou de qualquer dos recentes governadores do Estado do Rio de Janeiro, alguém comentou que também evoluímos muito e houve melhorias.
    É verdade. O Bolsa-família, que simplesmente reuniu num só, quatro outros programas sociais do governo FHC, expandiu-se e, à despeito das falcatruas conhecidas (isto sempre irá existir), é um importante instrumento assistencialista. E ao reconhecer ser um programa assistencialista, não o condeno, porque somos tão carentes que precisamos, sim, de um mix de programas assistencialistas e formativos.
    Outro leitor comenta a importância de investir na educação. E isso, sim, é fundamental para que possamos construir uma sociedade melhor.
    Sugiro que leiam o manifesto em si, sem levar em conta as palavras do jornalista e suas críticas mal formuladas. Verão que, não importa se veio da Maçonaria, da Igreja ou do inferno, a mensagem em si é verdadeira e procura pedir a todo brasileiro para que se engaje num movimento em busca da limpeza ética e moral das nossas instituições públicas.
    Por fim, é certo que ninguém é melhor do que ninguém por ser maçom, cristão, mulçumano, colorado, tricolor, preto, branco, homem, mulher ou qualquer coisa do tipo. Mas acho que o objetivo do maçom foi puro e de acordo com as (conforme foi dito por outro leitor) “tradições revolucionárias da Maçonaria”.

  56. #56 Cesar - Itaqui-RS
    on Jul 27th, 2009 at 5:55 pm

    Que tal verificar a situação dos integrantes da maçonaria em ITAQUI-RS ??? Depois fale algo, por favor….

  57. #57 Cesar - Itaqui-RS
    on Jul 27th, 2009 at 6:02 pm

    Então me expliquem por que há tantos pilantras na MAÇONARIA ???? não há como evitar ?? que eu saiba há uma rigorosa investigação sobre a vida do cidadão pretendente ??? então qual é a verdade ??? Pois como todos sabem algums dos ladrões do dinheiro do DETRAN eram maçons ??? Eu gostaria de uma resposta, se houver, é claro ????

  58. #58 Henrique Cabrera Pinho
    on Jul 30th, 2009 at 8:54 am

    Antes de mais nada, giostaria de deixar claro que não sou maçon. Acredito que uma das poucas coisas boas que ainda existe no nosso país é a liberdade de expressão, de credo e de religião. Tenho comigo que criticar qualquer opinião dos outros por eles serem cristãos ou muçulmanos, brancos ou pretos, maçons ou não, é errado.
    Nestes meus quase quarenta anos. tenho percebido que é da natureza humana, tentar sempre ser o dono da verdade. É da natureza humana acreditar que nos estamos certos, que somente nós sabemos tudo e que quem discora de nós está errado. Será que devemos continuar pensando assim? Não quero que ninguem concorde comigo, pois esta é a minha opinião. Porém acredito que em todos os lugares temos cidadão honestos e desonestos, sejam eles de qualquer credo, religião ou raça, em Itaqui ou qualquer lugar do mundo, realmente, vivemos uma crise de valores não só no Rio Grande e no Brasil, e sim, no mundo inteiro.
    Finalizando, gostaria de registrar a minha satisfação com este espaço aberto para que tantas pessoas com opiniões diferentes pudessem se manifestar. Realmente a liberdade de expressão ainda é uma das melhores coisas que restam em nosso país.
    Henrique Cabrera Pinho

  59. #59 Cláudio
    on Aug 4th, 2009 at 9:37 pm

    Causa-me indignação quando alguns “acomodados” prestam-se apenas a criticar manifestos de rebeldia à podridão que assola o país. O povo brasileiro jamais empunhou armas em favor de sua dignidade. Acostumou-se a ver as coisas acontecerem de gabinete. Assim foi com a nossa independência, abolição da escravatura, direitos trabalhistas (CLT). Lamentavelmente esses acomodados prestam-se apenas a empunhar o mouse e apontar os dedos para o teclado de seu computador. POVO QUE NÃO TEM VIRTUDE ACABA POR SER ESCRAVO.

  60. #60 paco viana
    on Aug 8th, 2009 at 3:46 pm

    Vamos ajudar à Maçonaria !!!

    Conhece mações podres? Dé os seus nomes, cidade e Estado onde moram, trabalham ou militam. Vamos fazer uma lista..aqui mesmo…já! E depois, publicamos na imprensa..Salvador Allende era mação..Pinochet também. Com quem você ficaria!
    Paco Três Pontos

  61. #61 luiz fernando ignacio pereira
    on Dec 23rd, 2009 at 4:54 pm

    Todos teem suas razões naquilo que falam, cada um sabe aquilo que te preocupa e pode ou melhor deve falar sempre que possivel e fazer sua voz ter vez, isso é decocracia. No entanto não querendo defender essa ou aquela instituição, todas elas tem pessoas que são boms e aqueles que se aproveitam de certo destaque e fazem muita m… acho que a Maçonaria deveria realmente fazer um limpa e tirar todos os ratos que estão dentro dela, não é possivel conviver com quem tem seu nome exposto a porcarias.

    Agora nas proximas eleiçoes vamos começar a mudar este pais, cada um em seu municipio vamos fazer campanhas contra os corrrrrrupitos e todos esses vermes que campeiam por ai.

    Um feliz natal e um ano novo de muitas mudanças…

  62. #62 Sérgio A.Oliveira
    on Mar 29th, 2010 at 8:55 pm

    Senhores e Senhoras
    Dirijo-me mais à comunidade maçônica.,e não a esses imbecis que não têm a mínima idéia dos valores cultivados por essa organização. Sem
    dúvida se o Criador tivesse sido mais sábio que bondoso na sua criação,
    faria com que os que fossem dizer só asneiras nascessem deslinguados
    e os que fossem escrever besteiras, sem as mãos. Seríamos mais poupados e o mundo melhor. Concordo com o Sr.Mussi. E sugiro que
    leiam ,pelos meios virtuais “Gaúchos e Maçons de hoje e de ontem”,recentemente publicado.Respeitosamente.

  63. #63 jorge Loeffler
    on Jun 5th, 2010 at 3:27 am

    Penso que o cidadão que usa o nome Cezar e que diz ser de Itaqui tem uma enorme mágoa com a Ordem. Confesso que desconheço a situação da Ordem naquela cidade, mas se a coisa estivesse em tal nível por certo a Ordem já teria tomado providências severas, pois não tolera tais comportamentos por parte de seus membros. Cezar você eventualmente teve seu nome proposto e recusado? Isto explicaria o fato de que você bate sempre na mesma tecla. Aguardo sua manifestão.

  64. #64 LEANDRO
    on Jul 8th, 2010 at 12:25 am

    PARABENS SR SERGIO A OLIVEIRA, FAÇO SUAS PALAVRAS AS MINHAS.

  65. #65 Ricardo M.M.
    on Nov 12th, 2010 at 10:07 am

    Jorge. Loeffler, acertou na mosca a respeito do Cesar de Itaqui, parabens

  66. #66 Jackson
    on Nov 26th, 2010 at 8:55 am

    Sei que cheguei meio atrasado neste assunto, porém cabe um pequeno lembrete. Realmente num ponto da história a Maçonaria foi plataforma de revolucionários, campo onde se discorria sobre temas políticos. Isso já se foi faz tempo, só falta alguns perceberem isso. Porém esta nunca foi a verdadeira proposta de nossa Ordem, e sim a edificação, a construção (predeiros livres) de um Novo Mundo baseado na concórdia e na PAZ. Líderes políticos e empresários paramentados de “Irmãos” e usando a estrutura da Maçonaria para defender o seu “lado” nunca foi, e nunca será (e jamais deveria ter sido!), o motivo da existencia de nosso movimento. Que parte da transformação íntima para uma coletiva. Quando li este texto delirante na ZH senti constrangimento por quem escreveu e nada mais. E lendo os comentários acima vejo muitas distorções vazias, mas fico tranquilo, pois estes que defendem este tipo de comportamento (para quem não sabe a Maçonaria é Universal, e existem várias organizações diferentes pelo mundo) que no Brasil são a maioria, no planeta são menos de 7%.
    Não raro, meus Irmãos e amigos, estes cabeças que vão a mídia falar bobagens, pouco ou nada sabem das Tradições que julgam representar. Grande abraço.

  67. #67 Newton
    on Dec 3rd, 2010 at 8:26 pm

    Muitos q aqui escreveram , perderam uma boa oportunidade de nao se manifestarem, leias e releia a pobreza de seus comentarios. E aqueles que quizerem leiam um a um e tirem suas conclusoes.
    Newton

  68. #68 Maurício
    on Dec 12th, 2010 at 11:02 pm

    Não entendo porque tantas pessoas se apegam no fato de existirem maçons corruptos ou que fizeram coisas não tão nobres. Se dois politicos, um maçom e outro católico rouba, caem em cima do que é maçom. Por acaso alguém levanta uma discussão da seguinte forma: fulano roubou, desviou e matou e é católico.

    Assim como a maçonaria a igraja prega o não roubar, não matar e respeitar o bem alheio e mesmo assim muitos homes públicos e não públicos fazem o contrário. Poruque então não levantam essa discussão?

    Existem maçons não tão nobres? Existem. Assim como existem católicos, judeus, budistas, evangélicos, etc.
    Todas essas instituições são perfeitas, com ideais perfeitos, mas são compostas por homens e o homem é imperfeito, sendo assim sempre haverão erros e desvios de conduta. Idiota é aquele que diz: ´´OS maçons são TODOS assim´´.

    Por acaso TODOS os padres são pedófilos? Ou todo pastor evangélico é ladrão? Ou TODA pessoa que vai a igraja evangélica é drogada, prostituta ou louco fanático? Por acaso TODO muçulmano é homem bomba?

    Acredito que cada pessoa deve se preocupar em varrer a sujeira de sua própria porta antes de querer varrer a sujeira da cidade toda.

  69. #69 Roberto
    on Jan 15th, 2011 at 3:02 am

    Maçonaria não é religião. Então não dá pra comparar com religiosos. Agora é fato que a associação é para o benefício dos associados, infelizmente. Embora sempre sobre migalhas ao povo. Eu seria maçom não fosse o verdadeiro intuito desta instituição em alçar asas ao poder e ao dinheiro.

  70. #70 AV
    on Jan 24th, 2012 at 10:56 pm

    Quem critica a ordem não a conhece. É muito fácil lançar inverdades de casos isolados em que maçons não agiram corretamente. Todavia, é bom lembrar que a maior parte dos integrantes são sim homens livres e de bons costumes. O que incomoda a maior parte dos profanos é que a maçonaria continua, ainda que nos bastidores, a fazer uma sociedade mais justa e igualitária. Quem acha que a associação é para benefícios dos próprios associados está equivocado, pois dentro da ordem existe a solidariedade, e nunca esqueça “que muitos são os chamados e poucos são os escolhidos”. Quem critica deve estudar um pouquinho mais para reavaliar seus conceitos.

Deixe um comentário