Submarino.com.br
Marco Weissheimer Rotating Header Image

A triste realidade do Presídio Central de Porto Alegre

A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente denuncia as péssimas condições da rede de esgoto cloacal e o acúmulo de resíduos nos pátios adjacentes aos pavilhões C e D do Presídio Central de Porto Alegre. “Em função das precárias instalações do esgoto e do lixo que é lançado pelos apenados pelas janelas das celas, além da superlotação da penitenciária, forma-se um lodo altamente infectado, composto por esgotos cloacais e decomposição do lixo. Há dois meses, duas retroescavadeiras, levadas ao local para fazer a limpeza, submergiram no lodo e um terceiro equipamento teve de retirá-las”.

A direção do Presídio Central improvisou alguns canos para drenar o esgoto a uma área mais afastada dos resíduos. Além disso, promove limpezas do lixo para evitar que o entupimento e o extravazamento do esgoto piorem, mas a situação é dramática como mostram as imagens publicadas no site do Ministério Público Estadual.

Na terça-feira (29), uma vistoria da promotoria constatou que alguns apenados trabalhavam na limpeza sem usarem o equipamento de proteção individual para lidar com o material insalubre. Foi constatado o lançamento de esgotos “in natura” em grande quantidade, além de várias caixas de esgoto com visíveis sinais de saturação e entupimento.

28 Comentários on “A triste realidade do Presídio Central de Porto Alegre”

  1. #1 Fernando
    on Sep 30th, 2009 at 10:31 pm

    Será que nessa vida ainda verei esse campo da morte, essa masmorra implodida?

  2. #2 Paula Vieira
    on Oct 1st, 2009 at 8:39 am

    Povo diferenciado, etnicamente melhor. Povo atento às realidades, povo melhor que os outros. Povo merecedor de elogios, povo que honra seu passado. Povo com história, povo excepcional.

  3. #3 antenor
    on Oct 1st, 2009 at 11:38 am

    É bom o pessoal do governo se ligar nas condições do “colégio”, vá que precise alguns pernoites porlá….

  4. #4 Luis Armidoro
    on Oct 1st, 2009 at 12:20 pm

    Caramba, Marcos e amigos do sul:

    Será que os caras que “administram” o Presídio Central (outro “choque de jestão”) fizeram um estágio no Centro de Detenção Provisória de Araraquara-SP? Vcs se lembram, é aquela cadeia onde jogavam a comida para os presos de helicópteros.

    Sei não, está parecendo que a yedinha vai privatizar as cadeias também (O “choque de jestão” tucano simplesmente é largar o que é público, matá-lo de inanição ou asfixia, reformá-lo e privatizá-lo depois)

  5. #5 yuri silva
    on Nov 5th, 2009 at 8:08 am

    nao gostei nada disso em poxa ke orrivel esse presidio Central

  6. #6 yuri silva
    on Nov 5th, 2009 at 8:10 am

    meu til esta no presidio e esta muito mal espero que ele estaja bem
    abraços do teu melhor subrinho de yuri para ******

  7. #7 rouse lima
    on Jan 29th, 2010 at 9:25 am

    como pode um ser humano viver nessas condições,por pior que seja o seu crime isso não é humano, os grande de nosso governo roubam e nem se passam um dia ali, alguem algum dia vai fazer alguma coisa por essa pessoas, que estão ali,acho que deveriam algum partido colocar essas fotos em seu depoimento, uma mãe que ve se filho ali, o que ela pode esperar de um governo deste,nos em materia de humanidade aqui no sul somos pessimos, não existe a compaixão por um ser humano. a onde esta a humanidade as pessoas que não fazem nada,por isso, sei que o preso deve pagar,mas assim,so podem sair dela u]ns marginais,eles não tem condição nenhuma de poder viver ali dentro a onde anda a governadora que diz qque vai fazer e não faz nada sou afavor de soltar mesmo os preso não existe mais lugar para colorem eles, estamos quase nos igualando a hitler,o narcizimos esta na nossa frete e ninguem faz nada estamos lidados com pessoas e não fazendo experiencias com humanos, quando fui votar escolhia yeda mas ja me arrependo do meu voto, na proxima eleição serei mais uma a anular o meu voto, é muito triste viver num país assim tenho vergonha de ser gaucha,ninguem faz nada por ninguem,cada um que entra la diz que vai fazer e não faz nada, e a condição de um ser humano mesmo que esteja preso,gente é uma vida que esta ali pagado pelos seus erros, como vai poder sair dali e não se revoltar com a sua condição.
    obrigada
    espero que tenha alguma autoridade neste muito que seja mais humana com os presos.

  8. #8 Alex Rocha
    on Feb 19th, 2010 at 4:53 pm

    Os que deveriam exercer sua autoridade para melhorar as condições deste presidio na verdade não o fazem porque sabem que jamais em suas vidas entrarão como réus por estas portas. Seus crimes e falcatruas estarão sempre bem vestidos de colarinho branco e gravata.

  9. #9 clo
    on Feb 26th, 2010 at 11:51 am

    Gente isso é um horrivel………não tenho palavras para descrever
    por favor se alguém puder me ajudar a ter mais informações sobre os preso.
    meu ………..está preso no central…há 15 dias estou angustiada sem sber noticias onde,e como está……
    desde já agradeço qualquer ajuda por aqui. obrigado

  10. #10 karina
    on Mar 23rd, 2010 at 11:50 am

    Quando  POA vai olhar para o central e modificar este inferno? Um crime não justifica esta situação tem gente que até merece estar lá mais se lá é muito trite,  o governo tenque colocar estes homens a trabalhar em situações melhores para que possam se recuperar, dar cursos, OPORTUNIDADE!!,tenho um amigo que foi preso domingo,não fuma não bebe não tem vício mais cometeu o erro de vender drogas numa festa, estou preocupada gostária de saber como esta  e se ele pode receber  uma correspondência minha(carta)  ele não tem estrutura em casa quem dira no Central. Mais ainda acredito nele sei que vai mudar.

  11. #11 ROGER VARGAS
    on Apr 5th, 2010 at 3:38 am

    MASMORRA CENTRALLLLLLLL ……………..

  12. #12 geovani
    on May 15th, 2010 at 3:45 pm

    eu tava preso nesse inferno de presidio
    a comida é uma lavagem de porco
    até café com rato morto dentro eu ja tomei nesse central

  13. #13 Denise Silva Nunes
    on May 16th, 2010 at 6:53 pm

    Diante da crise do sistema carcerário, em que função da pena não é concretizada, onde cada vez mais encontramos presos reincidentes, devemos nos questionar se realmente será que a adoção de uma legislação penal mais rigorosa reduzirá a criminalidade? Será que a construção de novos presídios resolve?
    Verificamos a urgente necessidade de mudanças, seja através do Estado com parceria privada proporcionando trabalho e educação a todos os internos, seja através de investimentos em políticas sociais efetivas para TODA a sociedade, pois o aprisionamento por si só não resolve!

  14. #14 GORDINHO
    on Jul 8th, 2010 at 3:32 pm

    SO ENTRA QUEM FAZ COISA ERRADA LA ,MESMO SABENDO DE TUDO QUE ACONTECE LA DENTRO, TEM GENTE QUE VOLTA. EU PERGUNTO? SERA QUE UM TRABALHADOR QUE TRABALHA DAS 06:00 ATE 22:00 E VAI DIRETO PARA CASA CORRE O RISCO DE SER PRESO, O DIREITO HUMANO SO TEM QUEM ESTA LA DENTRO O TRABALHADOR QUE PERDE UM FAMILIAR NAO TEM DIREITO ALGUM.QUE FIQUEM PARA O RESTO DA VIDA LA DENTRO QUEM OFERECE PERIGO PARA MINHA FAMILIA E A SUA.

  15. #15 diego
    on Jul 19th, 2010 at 6:31 pm

    Eu sei o que é aquele lugar!!!!passei um ano naquele inferno!!!lixo,presos que não se importão com as condiçoés q vivem aumentão as condiçoes precarias daquele lugar!!!!Muitas fezes espalhadas nos banheiros por q os vazos não suportão a demanda de fezes!!!!afinal são 600 presos numa galeria que era pra ter 200 detentos!!!!e o q falar da comida!!!!cruel!!geralmente sem gosto!!!!Ou e carne de monstro ou a massa de ossos!!e foda!!!sei que temos q pagar pelos nossos atos,afinal erremos ,mais não dessa forma!!!!BBa galeria 1do D

  16. #16 Alex Rocha
    on Sep 12th, 2010 at 3:08 pm

    Gordinho, vc deve rever os seus conceitos porque basta vc estar num lugar errado e na hora errada pra se ferrar mesmo sendo trabalhador honesto. Sei o caso de um técnico em informática que foi configurar uns notebooks a domicilio. A policia bateu no local atrás de notebooks roubados e o pobre técnico, até provar por a+b a sua inocência, teve que entrar no “casarão”.

  17. #17 andressa da silva
    on Sep 20th, 2010 at 3:32 am

    Eu acho que esse descaso com os presos só vai fazer com que els saim mais revoltados mais injuriados de lá de dentro e acabem fazendo coisas muito piores aqui fora…Ta na hora do governo tomar alguma atitude quanto há isso pois quem vai sofrer as consequencias dessa dura realidade somos nos aqui a populaçaõ pois eles estão muito bem protegidos enquanto nós a população mais fragil vai ficar a merce deles quando sairem ai vai ser pior ainda….É muito bom que o governo de jeito logo pois se demorar demais a coisa só tende a piorar.!.

  18. #18 solange silveira
    on Sep 28th, 2010 at 3:33 pm

    boa tarde
    É desumano o lixo que essas pessoas vivem pior que bixos,e o dinheiro que o estado paga por cada presso ,se é os familiares que mamdam comida para eles,é so ficar lá na frente do presidio e ver as sacolas que os familiares levam.é presso dormindo dois no mesmo colchão,tem que levar coberdores de casa,pois o estado não tem.

  19. #19 priscila santos
    on Nov 4th, 2010 at 12:48 pm

    e o lugar mais horrivel que eu ja vi em toda minha vida , eu sei porque ja fui visitante meu es marido ja foi preso mais sei que nem todos que estao la dentro merecem ser tratados da quele jeito

  20. #20 victor
    on Dec 6th, 2010 at 4:11 am

    eu fiquei 1 ano e 6 meses no presidio central por assalto a mão armada art 157 fiquei na galeria 2 do f galeria dos primario era uma locura a comida era uma merda eu comi a comida dela so no primeiro dia depois não comi mais minha coroa levava u meu rango sempre mais a galeria tinha uma certa limpeza não era aquela coiza mais tbm não era uma muca com umas que mostram ai. e tinha um certo respeito um com u outro não pudia briga lei dos presidiario , eu nunca tive nem um tipo de problema la dentro , tem umas galeria que ninguem se respeita que se matam entre eles u bagulho la é doido mesmo , eu sai e botei na minha cabeça que essa vida não era pra arrumei um emprego e comesei a trabalhar de entregador de agua entregava aguá de bicicleta dai comprei uma moto virei motoboy dai tive uma filha e botei na minha cabeça que eu queria bem mias do que eu tinha conquistado dai comesei a estudar e fiz u curço de estalador de tv cabo dai arrumei um emprego na neet dai a minha vida mudo comprei uma casa carro , agora eu tenho uma vida otima , e a minha vida financeira é otima tbm , é so agente quere mais não é todos os presidiario que pensan assim,essa é a minha historia , muito obrigado por lerem ficam todos com deus ,abraço..

  21. #21 Diego
    on Dec 20th, 2010 at 2:43 pm

    Parabéns Victor,espero que tudo dê certo par você , e espero tambem que meu irmão, saia de lá…e se transforme em um homem de bem.Grande abraço!

  22. #22 CRIIS
    on Mar 28th, 2011 at 11:23 am

    PARABENS VICTOR ENTRE TANTOS SEMPRE TEM UMA EXCESSÃO,TUH FOSTES UMA DELAS …..A VIDA TEM JEITO PRA TODOS,É SO QUERER…..ABÇ

  23. #23 lidy
    on Oct 30th, 2011 at 12:45 pm

    meu namorado está lá, e toda terça e sábado é o mesmo sofrimento. direito humano q nada isso existe só para aqueles q tem dinheiro infelizmente estamos no brasil, somos tratadas como se tivéssemos presas também,mas o mundo da voltas e nada do q um dia após o outro, vai saber se um dia não vai ser eles(as) quem vão estar na mesma situação q nós. entrego nas mãos de deus pois cabe a ele fazer o julgamento.

  24. #24 cintia leal
    on Nov 20th, 2011 at 7:23 am

    como q vcs querem q um detento saia com outro pensamento de vida pois dentro deste lugar e um enferno nenhum tipo de pessoa vai melhorar ai so tem tendencia de piorar eles são humanos não são bichos

  25. #25 graziele
    on Jan 14th, 2012 at 1:12 pm

    Isso tudo que vcs viram ái em cima é nada ….quero ver estar lá dentro porque se for pra comparar com Carandiru !!! tá igual só que lá eles deram um geito derrepente só irá ser feito algo quando algo escritor redator cineasta quiser fazer um filme …dai eles vão imoludir para ter uma história bonita no fim!!!!! é triste ,é revoltante tanta hipocrisia dessa gente acham que por estar detido vc é o pior marginal de todos vc pode simplismente ter se defendido e matar quem tentou te matar tantas vezes e acaba caindo nesse infernooo que é isso ai mais eu tenho DEUS COMIGO E SÓ ELE PODE ME JULGAR

  26. #26 ander
    on Jan 24th, 2012 at 4:55 pm

    Os dois assasinos que mataram o meu filho estão la dentro espero que este lugar piore que eles sofram, porque eu e minha mulher estamos condenados a prissão perpetua da dor e da saudade, meu filho so tinha 18 anos era estudante praticava esporte eraum filho amavel cheio de sonhos e ai vem estes filhos do demonio que os direitos humanos tanto defendem acabam com tudo, estes capetas estam no lugar certo que o inferno so falta eles abraçarem o diabo agora.

  27. #27 marcia
    on Oct 23rd, 2012 at 2:17 pm

    meu marido esta preso o amigo pediu a ele q levase num lugar que dese uma carona a ele meu marido disse ta bom no sinal o amigo anunciou o asalto meu marido disse a ele oq ta fazendo cara ele disse um asalto meu marido nuca se envolveu com policia era muito bom em casa tralhador proficional de respeito bom pai bom marido com estudo ta pagando o q nao fes
    la dentro e orrivel um inferno tem bicho na comida baratas ratos dormem no chao ninguem linpa nada muito sujo fede mlcho sujeira quem fes tem q paga e quem nao fes paga pelos outros …..

  28. #28 ANDREIA
    on Dec 27th, 2012 at 2:08 pm

    MEU MARIDO ESTA NO CENTRAL,E NAO DEVE NADA,ELE LIGOU PARA UM CONHECIDO, PARA COBRAR UMA DIVIDA,O RAPAZ NAO TINHA DINHEIRO PARA PAGAR…ENTAO DEU UM TELEFONE N LUGAR DA DIVIDA.ESSA LIGACAO LEVOU MEU MARIDO PRA CADEIA.PORQUE O RAPAZ ERA UM ASSALTANTE DE BANCO,O RAPAZ FOI PRESO…NO TELEFONE DELE TINHA A LIGACAO DO MEU MARIDO,ESTAMOS FAZENDO TUDO PRA PROVAR QUE MEU MARIDO NAO E UM BANDIDO,NO DIA DO FATO MEU MARIDO ESTAVA NA BAHIA TRABALHANDO CM O PAI DELE,O ASSALTO FOI AQUI NO SUL,TEMOS PROVA MAS A JUSTICA ACHA QUE ELE DEVE.

Deixe um comentário