Leitora Silvia relata experiência inusitada no caixa do Zaffari (vários leitores e leitoras, aliás, já relataram o mesmo):
“Inacreditável, após fazer as compras no Zaffari quando a caixa estava para finalizar o total perguntou timidamente se eu gostaria de doar os 0,42 de troco – eu estava pagando com o cartão de débito – para o Hospital de Pronto Socorro. Incrédula perguntei para qual hospital? O de Porto Alegre? Pasmem, é sim campanha descarada para a campanha do Fogaça, a campanha chama- se “TROCO DO CORAÇÃO”, isso em ano eleitoral. Na última eleição para prefeito, todos os caixas vendiam CD do Fogaça durante a campanha e no dia da eleição. Realmente a coisa está escancarada, a troca de favores entre a prefeitura e o Zaffari é latente”.
Já recebi o mesmo pedido, várias vezes, nos últimos dias. Chamou-me a atenção o ar constrangido da funcionária do caixa, obrigada a participar da presepada. Essa campanha é a cara de Fogaça e dos setores de classe média e alta que o apóiam. Defendem e praticam o Estado mínimo, sucateiam os serviços públicos, colocam um adesivo de “Chega de tanto imposto” em seus automóveis e depois bolam uma campanha de voluntariado para repartir a conta com a população.
Em sua próxima campanha, a empresa poderia pedir aos clientes uma contribuição para tapar o rombo de R$ 10 milhões no Programa de Saúde da Família em Porto Alegre.
Alô, Ministério Público…
Ilustração: Imagem de propaganda institucional do Zaffari (disponível no Youtube)

on Mar 17th, 2010 at 10:49 am
Eu contribui com R$ 1,06 no Zaffari do Strip Center Assis Brasil. Será que vai mesmo para o destino solicitado?
on Mar 17th, 2010 at 11:20 am
Também poderia contratar mais negros, pois é muito raro encontrar no Zaffari negros trabalhando em locais que não sejam no depósito.
on Mar 17th, 2010 at 11:48 am
É profundamente lamentável estes comentários. As doações estão sendo depositadas na conta da FUNDAÇÃO PRO-HPS criada em 2004 com o objetivo de ser o elo de comunicação entre a comunidade e o Hospital de Pronto Socorro. A iniciativa do Zaffari é estremamente louvável e todo o dinheiro arrecada será investido em equipamentos e melhorias no hospital. Este tipo de insuniação é vergonhoso.
Os valores podem ser acompahados no site da Fundação Pro-HPS: http://www.prohps.org.br
on Mar 17th, 2010 at 11:54 am
Agora eles passaram do normal. Como diz um amigo: Não há o que não haja! Esse tipo de doação é coação, é um abuso contra o consumidor, só a pergunta já constrange. Se a grande empresa Zafari quer doar dinheiro pra campanha do fogaça ou hospital, que faça de forma legal sem apoio da população. Daqui pra frente não compro nem uma bala nesse supermercado.
on Mar 17th, 2010 at 12:39 pm
Vou ficar atento ao “Troco do Coração”, excelente aviso, já que tem questões na área da saúde de Porto Alegre ainda não explicadas!
Na primeira eleição para prefeito “Porto Alegre é demais” virou hino, tocava de hora em hora e tínhamos ainda a face de Fogaça na capa do CD bem ao lado dos caixas! Apesar de avisado, o diretório do PT não se importou muito!
Discordo no Rodney Torres, pelo menos em relação ao Zaffari Menino Deus que frequento. Ali tem negros trabalhando em todos os setores, bem como pessoas com vários tipos de deficiência, sem contar que é um dos últimos supermercados que ainda contrata pessoas para a função de empacotador, normalmente menores – não é puxa-saquismo pois acho o zaffari caro, porém aproveito muito as promoções !
on Mar 17th, 2010 at 12:54 pm
A Zero de hoje já reelegeu Yeda para 2011:
“Como estão obras de cadeias no RS
Apesar de só ter inaugurado um presídio, governo de Yeda Crusius projeta concluir uma obra neste ano e outras nove em 2011″
http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2840682.xml&template=3898.dwt&edition=14308§ion=1001
on Mar 17th, 2010 at 12:55 pm
Gente, aconteceu comigo no zaffari do centro, também não acreditei, até porque não há nada oficial, inexiste propaganda, inexiste um recibo de que você pagou a contribuição, o dinheiro fica junto com o das vendas dos produtos.
Tive a mesma reação, por que eu deveria financiar a saúde se o governo não faz a sua parte?
É um escândalo, depois dessa vou evitar o possível ir a uma loja da rede zaffari.
Outro dia, fui ao supermercado da rede nacional da Múcio Teixeira, tem uma fila pra caixa expressa toda cercada de prateleiras, forma uma espécie de corredor (uns 5 metros) toda decorada com as revistas Veja, com as capas dessa famigerada publicação atacando o PT, Lula etc.
Desconfio que a associação dos supermercadistas está em campanha para eleger Serra ou então os gerentes das lojas são tucanos e estão usando o negócio do patrão para fazer campanha política.
Só em Porto Alegre!
on Mar 17th, 2010 at 3:38 pm
Que eu saiba o HPS deve ter dotação orçamentária, da Secretaria da Saúde , para custeio, obras e equipamentos permanentes.
Talvez o economista Paulo Muzzel, ex-funcionário de carreira da PMPA, possa nos esclarecer melhor, quanto é o montante de recursos destinados ao hospital.
Também deve receber do Governo Federal repasses pelos atendimentos do SUS.
Assim, mesmo, doações espontâneas, e com recibo, são bem-vindas, o que não pode é existir coação.
Há muita coisa na área de Saúde de Porto Alegre mal explicada, essa é pequena, mas é mais uma delas…
Rick
on Mar 17th, 2010 at 3:41 pm
Mais uma picaretagem do folgado Fogaça, ele que pegue os nove milhões de reais desviado pelo Instituto Sollus que dá para comprar todos os equipamentos necessários, eta bixo peguiçoso, ainda que ser governador, não dou um único centavo para a causa, boto o troco na lata do lixo, mas não dou. Muito obrigado pelo alerta.
on Mar 17th, 2010 at 4:07 pm
Muita gente vive dentro de teorias conspirativas e paranóias dignas do Arquivo X. Que a obrigação de manter o HPS é da Prefeitura, sem precisar de campanhas e solicitações é óbvio, mas as pessoas estão patrulhando os produtos a venda nas prateleiras. Até para os pobres dos gerentes esta sobrando.
Não gosta da Veja? Simples! Não compre, não leia. Deixe criar mofo na prateleira. Aquele CD do Zaffari com a música do Fogaça fica quase escondido nos caixas, e só se sabe que existe “Porto Alegre é Demais” no CD se alguém pegar ele e ter o trabalho de ver as músicas que estão no verso.
Frequento o Zaffari da Lima e Silva por ser o mais próximo da minha casa, e tranquilamente disse a guria do caixa que não queria doar o troco(acho que algo como 1,25). Não me senti constrangido, nem coagido. Apenas disse que não.
Como empresário posso dizer, a carga de impostos é alta, mas não mais alta que muitos paises do mundo. Mas se eu não tivesse que pagar uma Unimed escrochante, um seguro de carro igualmente alto e um fundo de previdência privada para o dia que resolver me aposentar, certamente esse imposto não doeria tanto no meu orçamento.
E é verdade, o último supermercado em Porto Alegre onde existem empacotadores em número suficiente é o Zaffari.
on Mar 17th, 2010 at 4:15 pm
O HPS depende do troco da compra no Zaffari. É isto, né? Acho é bom. Eu dou um real, me sinto bacana, bonito, generoso.
O dinheiro da Prefeitura é para criar um bom ambiente de investimentos, não para gastanças com saúde.
Se não tiver um sistema público sucateado, pra onde vão mandar o pessoal que não aguenta o preço do plano privado?
on Mar 17th, 2010 at 5:19 pm
Caro Fernando, você deve viver num mundo paralelo, achar que é teoria conspiratória entrar num supermercado e passar por uma prateleira de 5 metros toda forrada com revistas da publicação mais reacionária do país, que promoveu um seminário em São Paulo e disse com todas as letras que vai trabalhar contra a candidatura Dilma e tentar eleger Serra.
Certamente, o patrão ou o gerente responsável simpatizam com essa posição para permitir isso, se houvesse outras publicações ainda vá mas somente a revista veja?
Você é que está sendo ingênuo ou não conhece a história política do país!
Até do ponto de vista comercial é uma bola fora pois os clientes tem diferentes posições políticas e podem se sentir constrangidos em ter que engolir as simpatias de A, B e C.
Da minha parte, só em caso de necessidade extrema compro num supermercado que faz isso, prefiro aqueles que não se envolvem em política.
on Mar 17th, 2010 at 5:45 pm
Isso se chama cortesia com o chapéu alheio.
No caso, melhor seria para o chapéu alheio.
Certa vez, no tempo das campanha anti-fome, nós do BB sustentávamos à custa de vale refeição, um galpão de reciclagem.
Na hora da decisão apareceu um gaiato esperto sugerindo que destinássemos os vales refeições para uma entidade que o Rotary (ou Lions? , tudo mesma coisa) auxiliava.
Ou seja, a caridade dos trabalhadores do BB, seria encampada pela marca Rotary, para carrear notoriedade aos anti-trabalhadores.
Era o fim da picada, como tem traíra na classe trabalhadora.
Agora de novo e institucionalizado.
Vamos doar troquinhos para limpar a barra suja daquilo que o Fogaça se comprometeu melhorar ?
Cadê os demais pronto-socorros prometidos ?
Ora o Zaffari que crie vergonha e escolha uma entidade só sua que vou contribuir com toda a boa vontade, mas não patrocine esse político paralítico e inapetente.
on Mar 17th, 2010 at 6:42 pm
A Veja disse que vai trabalhar para o Serra? Ótimo, pelo menos não é tão hipócrita com a “vida por todos os lados”.
Comercialmente, posso concordar contigo. Tem gente que lê Veja, Carta Capital, Mad, Exame, Pato Donald, etc. Mas então qual a solução? Fechar o Zaffari? Fechar a Abril? É muito mais civilizado fazer o Zaffari se empanturrar de Veja e ter que devolver todo encalhe para a distribuidora. Ou imaginar a cara dos Civitas ao verem seus gráficos todos apontado para baixo.
Caro Ilo, medir as preferências políticas de um supermercado pelas capas das revistas expostas e por isso deixar de comprar em A ou B tem nome. Totalitarismo. E quando nós de esquerda deixamos nos levar por isso só estamos dando força para os Políbios Bragas da vida nos acusarem e apontarem seus dedos para nós. Se a direita é ignorante e troglodita, é problema dela. Nós não precisamos ser.
on Mar 17th, 2010 at 7:15 pm
“CAMPANHA – Alceu Brasinha (PTB) elogiou campanha do Supermercado Zaffari que incentiva a doação do troco para o Hospital de Porto Socorro (HPS). Para ele a campanha Troco do Coração mostra que essa instituição se preocupa com a cidade. De acordo com o vereador essas pessoas pensam nos problemas da sua cidade. “Precisamos deste exemplo para Porto Alegre”, argumentou.(RT)”
http://www2.camarapoa.rs.gov.br/default.php?reg=11697&p_secao=56&di=2010-03-15
on Mar 17th, 2010 at 7:30 pm
Eu não aceito ser constrangida a fazer caridade para o serviço público. Se os repasses do SUS são pequenos,cabe à Prefeitura de POA pedir mais verbas aos senhores parlamentares, que tanto se congratularam com o fim da CPMF, e não vimos os preços baixarem um centésimo de centavo. Talvez fosse interessante buscar na imprensa local a “luta” dos supermercadistas contra o fim da CPMF. Convém também lembrar que caritas quer dizer amor, ou seja, não posso ser obrigada a amar.
on Mar 17th, 2010 at 8:06 pm
De fato, é assédio ao consumidor e constrangimento. Em qualquer lugar sério o MP estaria tomando providências. O que o Zaffari tem a ver com o HPS é o mesmo que a execução de Eliseu Santos tem a ver com sua gestão republicana na saúde. Daqui a pouco os postos de gasolina vão solicitar “troco” do coração para o DETRAN-RS. E aí? Alguém se habilita? É muita infâmia.
on Mar 17th, 2010 at 8:35 pm
Eles provavelmente querem é conseguir troco.
on Mar 17th, 2010 at 11:00 pm
Lametável , é vergonhoso este ato!
Pagamos impostos para que ?
O que prefeitura faz com a sua arrecadação? Isto é uma picaretagem.
Esta fundação coagiu uma amiga minha no HPS.A ceca de um ano ela se acidentou de carro e foi removida para este hospital.Chegamdo la contou que foi forçada a assinar um papel que transferia o seguro Dpvat que ela tinha direito para quem..A fundação HPS.
Se aproveitararm pelo fato de minha amiga ser humilde e estar tonta por causa do acidente.Isto é picaretagem
Cade o ministerio público?
on Mar 18th, 2010 at 12:05 am
Realmente isso é um absurdo!
Esses políticos são um bando de ladrões!
já chega os impostos que a gente paga, ainda temos que “tapar furo”?
Vergonha!!!
Já não duvido de mais nada…
on Mar 18th, 2010 at 8:34 am
Quando o dinheiro for entregue ao HPS, quem figurará como doador? O cliente que doou é que não. Se for o Zaffari, terá direito a abater em seu imposto de renda.
on Mar 18th, 2010 at 10:20 am
Quem paga imposto é quem compra, o supermercado(ou qualquer outra empresa) apenas recolhe e repassa, é só verificar na nota ou no tíquete do caixa, o crime para quem não faz isso é sonegação, seria bom que estes empresários parassem com a balela que são eles que pagam impostos.
O mais engraçado é que os principais responsáveis pela população em geral ter que pagar plano de saúde, seguro de carro e fundo de previdência privada, são os mesmos que fazem de tudo para que tudo seja privado.
on Mar 18th, 2010 at 3:10 pm
O NEGÓCIO É DOAR, PEDIR A NOTA OU RECIBO DA DOAÇÃO E PROVOCAR O MINISTÉRIO AMIGO PÚBLICO PRA VER SE ACONTECE ALGO!!
on Mar 18th, 2010 at 3:36 pm
O valor doado sai no ticket de caixa.
on Mar 18th, 2010 at 7:04 pm
Desta vez, a menina da caixa não me constrangeu, pois nada perguntou. Simplesmente digitou lá “troco coração” e ficou com o meu dinheiro.
A expressão “troco coração” apareceu no monitor sobre a caixa, mas não no ticket. Neste, consta o valor do troco como se eu o houvesse recebido.
Está certo isso?
on Mar 18th, 2010 at 9:19 pm
Gente… quem paga um montão de impostos somos nós os servidores públicos, 27% do valor bruto do meu salário em IRRF,mais o IPI, o ICM, o IPTU, o IPVA, O IR, e as milhões de taxas que estão incluídas no preço do alimento que compramos, nos estabelecimentos comerciais e um deles é o Zaffari, para sustentar minha familia com muita saúde e alegria. Me esqueci, ainda falta o que eu pago de Plano de saúde.
on Mar 19th, 2010 at 1:03 am
Se arrependimento matasse: até eu caí nessa esparrela! Foi um centavo de troco que deixei para a “campanha assistencialista” do Záffari pró-incompetente do Trapaça. O que me impressionou, que a consciência da c***** bateu, no segundo após ao “sim”, que foi imediatamente acionado pela caixa, não tendo como eu reparar a coisa. Saí furiosa e envergonhada do super, pensando, seriamente, em boicotar o Záffari.
Para piorar meu estado de espírito, no mesmo dia, grande amiga me relata o chilique que teve, no caixa, quando viu um CD do Fogaça, com foto e nome do dito! E ainda com fundo vermelho! Só não lembro mais qual dos super que ela estava.
on Mar 19th, 2010 at 7:17 am
Luiz Coronel é o publicitário do Zaffari. E é o tio da Isabel Fogaça. Daí…..
Elementar.
on Mar 24th, 2010 at 11:21 pm
sempre apareçe no cupom!!!!!!!!
on Mar 24th, 2010 at 11:25 pm
Todos só reclamam, mas para melhorar o mundo começe pelas próprias atitudes, desde o lixo, oléo de cozinha, bituca de cigarro, pensa antes de reclamar dos outros!!!!
on May 20th, 2010 at 1:12 am
è gente e tem mais um detalhe, alem disto tudo tambem muitos dos que lá trabalham, trabalham alem de seu horário não recebem hora extra.
porque a empresa não paga hora extra e quando paga é daqui a duas ou três cemanas depois da data sendo assim sempre acumulão horas que pouco são pagas.
“as hora s vai para o banco de horas “dizem eles.
mas folga não enche barrigané.
um abraço do seu amigo sombra
on Jul 6th, 2010 at 9:25 pm
Não. nada disso.
O Zaffari não está fazendo propaganda para o Fogaça. O Zaffari quer fazer como o Mc Donald’s: pede que o cliente doe, depois abate do imposto de renda DO ZAFFARI a doação. E assim o Zaffari fica a cada dia mais rico, doando com o dinheiro dos pobres, abatendo doação do dinheiro dos pobres.
Quer fazer doação? Vá VOCÊ pessoalmente à instituição e doe. Nada de enriquecer Zaffari ou McDonald’s através de abatimento de imposto de renda.
on Jul 8th, 2010 at 11:48 am
Pessoal, temos que cahamar o Ministério Público e o Ministério da Saúde URGENTE para internar esses bois cornetas que acham que doar centavos para instituições de saúde seja desvio de dinheiro para candidaturas políticas. E quanto às campanhas do Macdonalds e suas campanhas de combate ao câncer? O que voc~es dizem? Por que não procuram uma guampa nessa cabeça de cavalo também?
POR QUE NÃO VÃO PUBLICAR ESTA MINHA NOTA? SEU BLOB NÃO É DEMOCRÁTICO?
on Jul 17th, 2010 at 5:57 pm
O que ocorreu comigo esta semana por duas vezes, eu não estou doando, antes eles não tinham troco de 1 centavo, agora quem não doa recebe o centavo, só que eles param a fila, nunca tem nos caixas moedas de centavos, então causam constrangimento nas pessoas, porque a fila está grande e todos ficam indignados com você que parou o caixa por causa de centavos, isto é CAUSAR CONSTRANGIMENTO, fui falar com um funcionário ele me disse que pedir é legal, respondi que causar constrangimento não é. Ele me disse que vai continuar assim, e que procurasse meus direitos, inclusive dizendo que tinha sido testemunha num processo contra o supermecado e que o juíz deu ganho de causa pro Zaffari, querendo dizer que não adiantaria nada.
PROPONHO QUEM ESTIVER DESCONTENTE COM O PROCESSO FAZERMOS UMA CAMPANHA E PROCURARMOS NOSSOS DIREITOS, MAS EM CONJUNTO, NO MINISTÉRIO PÚBLICO, NO PROCON, ETC. GOSTARIA TAMBÉM DE ORIENTAÇÃO SOBRE OS NOSSOS DIREITOS NESSE CASO.
on Dec 29th, 2010 at 9:32 am
Larguem tudo e não entrem mais no Zaffari, vão até o Big ou Carrefour, lá sim vocês serão bem atendidos… hehe
on Dec 30th, 2010 at 1:25 pm
Infelizmente a população não sabe o que acontece nas entranhas do poder. Nas prestações de conta da SMS ao Conselho Municipal de Saúde sobra grana, que esta sendo aplicada no mercado financeiro. E dizem que falta verba para investir em saúde. O que falta é competência na gestão. Quanto ao Zaffari, ora, numa sociedade capitalista os empresarios buscam formas de continuar enriquecendo roubando do povo em nome do povo.
on Jan 11th, 2011 at 8:11 pm
É facultativo… Doa se quiser… As doações não ultrapassam 5 centavos, ao menos comigo sempre foi assim, e é sabido que as moedas de 1 centavo não estão sendo feitas pela casa da moeda já a alguns anos. Não quer doar, diga que não quer doar e pronto.
on Oct 6th, 2011 at 10:16 am
Senhoras e Senhores, na minha opiniao as pessoas deveriam procurar se informar sobre o assunto que vão discutir, pois a Campanha “Troco do Coração” é opcional, e os funcionarios do Zaffari não obrigam ninguem a ajudar , simplismente perguntam para o cliente se gostariam de colaborar. Tudo o que é feito com esses valores e inclusive os valores arrecadados são divulgados no site da Fundação Pró HPS, e para quem ainda estiver com duvidas quanto á idoneidade da campanha, convidamos a todos a visitar a Fundação Pro HPS, no predio anexo do Hospital de Pronto Socorro , 7° andar.
http://www.prohps.org.br
on Oct 6th, 2011 at 11:07 am
Sou diretor executivo da Fundação Pró-HPS e informo que a Fundação não tem nenhum caráter político. Nosso único objetivo é ajudar o HPS que é o “anjo da guarda” da comunidade metropolitana. Saliento que a parceria com a rede Zaffari é de extrema valia para nós e os recursos arrecadados revertem diretamente em benefícios para a comunidade, conforme pode ser constatado em nosso site. Convido os interessados a visitar-nos no 7º andar do HPS para maiores esclarecimentos. Muito obrigado Zaffari por esta iniciativa!!
on Oct 6th, 2011 at 12:32 pm
Minha nossa, as pessoas adoram falar de assuntos que n fazer a menor ideia de como funciona.
Estao dizendo que perguntar se o cliente quer doar o troco causa constrangimento no mesmo, constrangida fico eu de saber que existem pessoas no mundo que reclamam de entidades que querem ajudar, pois muitas dessas pessoas que estao reclamando com certeza ja precisarm de atendimento no HPS e nem imaginaram que foi com o TROCO DO CORAÇÃO que pode se comprar alguns equipamentos para o Hospital.
E como o nosso amigo RAFAEL JAEGER disse, todos reclamam mas ninguem é capaz de tomar alguma atitude para mudar o mundo ou ajudar as pessoas, e quando o fazem, esses sao vistos com maus olhos.
Convido a todos a visitar a Fundação Pró HPS, no predio aneo ao Hps no 7° andar, para conheçer o nosso trabalho, dai sim depois de conheçer vao poder dar a sua opiniao, pois nao podemos criticar algo que nao conheçemos, isso se chama pré-conceito.
Todas as informações sobre o troco do coração estao disponiveis no site da FundaçãoPró HPS
http://www.prohps.org.br
on Oct 6th, 2011 at 12:41 pm
Nossa causa nao tem nenhum vinculo politico, o que queremos é apenas poder ajudar a comunidade.
Se você como cidadão prefere jogar seu troco fora a doá-lo, posso dizer com toda a certeza que tenho vergonha de tê-lo como parte da população.
é por causa de pessoas como você que o brasil nao vai pra frente.
on Oct 6th, 2011 at 12:46 pm
Ilo, você nap esta bem informado sobre a questao, pois todos os mercados da rede Zaffari fornecem a nota fiscal da sua compra e nela consta la no fim exatamente o valor da sua doação, separado do valor das suas compras e também consta a entidade beneficiada.
Quando for criticar algo, procure saber como funciona, pois como eu ja falei, criticar algo qua nao conheçemos se cha pré-conceito.
on Oct 6th, 2011 at 3:20 pm
Que tem muita coisa errada na política todo mundo sabe, mas se existem instituições contribuindo com um hospital da nossa cidade que atende milhares de pessoas, onde está o problema? Os clientes são convidados a doar, não existe coação! Muitos supermercados simplesmente não dão o troco corretamente, arredondando o valor (sempre a favor da empresa). Quem nunca passou por isso? Podemos chamar de furto? Guardem suas energias e indignação para esses casos. Se a prefeitura não faz seu papel na área da saúde, a solução é apostar em outro partido nas próximas eleições. Zaffari, Mc Donalds e outras instituições estão fazendo sua parte, aproximando aqueles que querem ajudar e aqueles que precisam de ajuda.
on Oct 6th, 2011 at 10:37 pm
Gente que coisa absurda… E as campanhas da Globo, SBT (criança esperança, teleton) Essas campanhas foram “pactos políticos” também? Melhor então se não tivessem feito e ficássemos esperando pelo governo, já que a obrigação é deles? Acho muito digna a iniciativa do Zaffari, seja para reduzir impostos ou simplesmente para ajudar, tanto faz… o que importa é o resultado e não a intensão. Hoje eu prefiro o Zaffari porque em outros lugares nunca recebia os centavinhos de troco e sequer recebia uma satisfação. No Zaffari temos a OPÇÃO de fazer uma doação e contribuir para esse hospital que é tão importante na nossa cidade.
on Oct 7th, 2011 at 10:00 am
Caro Kleber…
Definitivamente, você nao sabe do que esta falando.
Eu posso dizer com toda a certeza de que nao foi isso que aconteceu, pois eu mesma trabalhava no setor de seguros dpvat, e em primeiro lugar, ninguem abria maos do que era seu de direito muito menos o seguro dpvat, nos simplismente ajudávamos as pessoas a encaminhar o seguro e gratuitamente.
Essa sua amiga nao sabe o que fala, pois nunguem a obrigou a assinar papel algum e muito menos nos aproveitamos da “tontura ” dela.
Se vc estiver duvidando da honestidade da Fundação, venha nos visitar para ter esclarecimentos e vc vera que ninguem pode obrigar outras pessoas a ajudar, ajuda quem tem censo de responsabilidade social.
on Oct 7th, 2011 at 12:32 pm
Poxa, obrigado pela resposta, embora um ano depois.
Nao estou mal informado, afinal eu vi o extrato do dpvat informando o destino que do valor deste seguro.Advinha para quem o presidente da fundação HPS.
Entre confiar na minha amiga e num documento a conhecer uma tal de de Debora , prefiro confiar na minha amiga.
Ta na hora do TCU fazer uma audotoria nesta fundação.Ah! se ajudam tanto o HPS, como esta a condiçoes dos aparelhos dos raios X?
O que eu tenho nojo e destes ataque bobos e infantis, com um atraso ano depois.A RP deve ser mais informada
on Oct 7th, 2011 at 3:01 pm
Para a sua informação a Fundação presta contas todos os anos para o Ministerio Publico, que é quem realmente importa.
E se vc sabe ler, deve ter visto no documento que a sua amiga assinou, que o valor que a Fundação recebeu foi so o que o Hospital teve de gastos no atendimento da sua amiga, o que era totalmente legal, e a sua amiga concordou em doar e estava totalmente de acordo, pois n colocavamos nenhuma arma na cabeça das pessoas obrigando-as a ajudar o Hospital.
E tudo que fizemos ou deixamos de fazer prestamos contas.
E nao tenha duvidas de que tudo que compramos para o Hospital ajuda sim, e muito, mas existem pessoas como vc que se negam a ajudar o proximo, por isso so conseguimos comprar aparelhos nao muito caros para o Hospital.
E se defender uma causa tao nobre que é ajudar um Hospital que atende todo tipo de enfermos em uma comunidade tao grande é ter ataques bobos e infantis, com certeza pode me chamar de criança, porque pelo menos estou ocupando o meu tempo ajudando e tentando fazer aminha parte para ter um mundo melhor…
on Oct 7th, 2011 at 5:57 pm
Como funciona esta fundação? Tem funcionários? Quais são os nomes? Nas contas da fundação existe verba de representação? São aceitas notas fiscais de restaurantes e viagens para abater do dinheiro doado? O espaço que a fundação ocupa no anexo do HPS não poderia servir para atendimento? No caixa do Zaffari me dizem que a doação é para o HPS e não para uma fundação que tem diretores, conselho fiscal e certamente pessoas trabalhando lá para dar apoio administrativo para esta gente. Quem paga isso? Gostaria de ver as contas da fundação desde a sua fundação. Como faço?
on Oct 11th, 2011 at 7:16 pm
Trabalho em uma unidade executora do serviço de medidas socioeducativas em meio aberto, o antigo PEMSE. Os adolescentes prestam serviço gratuito à comunidade, conforme determinação judicial. O papel da unidade executora é simples: acolher os adolescentes de maneira humana, criar vínculos de confiança, impor limites e acompanhá-los no processo de cumprimento de medida com o objetivo de ressocialização. Infelizmente a cidade ainda dispõe de poucos parceiros para receber nossos jovens. Felizmente contamos com a Fundação Pró HPS que também é unidade executora acolhe meninos e meninas que estão em cumprimento de medidas por envolvimento em algum ato infracional. Acredito que a prefeitura deveria sim, responsabilizar-se por todas as questões de saúde que cabe a ela, mas entendo que a iniciativa privada e a comunidade precisam pensar soluções práticas. Com a ajuda do Zaffari e daqueles que doam seus trocados, consegue-se manter uma fundação que arrecada fundos para o nosso Pronto Socorro e, além disso, apoia a assistência social e o judiciário recebendo nossos adolescentes. Acredito que podemos demostrar nossa indignação nas urnas e dentro das possibilidades de cada um, contribuir para uma cidade melhor.
on Oct 18th, 2011 at 1:23 pm
Para o HPS é de fundamental importancia a campanha do ZAFFARI. È uma parceria sem nenhuma relação politica. Todos os recursos arrecadados são depositados na FUNDAÇÃO
PRO-HPS, que os investe intergralmente segundo as necessidades do Hospital.A prestação de contas está disponivel na secretaria da Fundação, no sétimo andar do HPS e também é auditada pelo Tribunal de Contas do Estado
Danilo Braun
Diretor Administrativo
HPS
on Oct 19th, 2011 at 12:51 pm
O pessoal envolvido nesta fundação parece ser meio refratário a críticas.
on Oct 19th, 2011 at 6:57 pm
Gente, vamos ter mais noção. Claro que a musicaiada do Fogaça em tempo de eleição, os CD´s nos caixas, etc é campanha escancarada. É claro que não existe negro no admirável mundo zaffari. Mas se há algo de podre, que há, também não vamos viajar e dizer que é TUDO podre no reino da Dinamarca… Doação voluntária é um direito que a gente deveria ter com mais frequencia. E, vamos ser sérios!, doar alguns centavos depois de se dar ao luxo de pagar os olhos da cara, não é coisa de que se deva reclamar.
on Oct 19th, 2011 at 9:48 pm
Quanta generosidade… uma rede de supermercados faz marketing próprio com o dinheiro alheio. Assim: Compre no nosso mercado, que o seu “troquinho” vai ajudar o HPS.
Em relação ao HPS (trabalho lá) tenho a dizer o seguinte: Em primeiro lugar, o prefeito do coração do Zafari perdeu uma verba federal de 10 milhões de reais para o HPS, por que não foram apresentados projetos e contrapartida; e o dinheiro “voltou” para Brasília.
No momento, o HPS está em obras. Sempre há uma pequena, ou grande obra (eu diria intermináveis) … Porém, nada muda para os pacientes (e para os funcionários). Quando foi construído o prédio anexo, a alguns anos, se falou que seriam feitas reformas no prédio original que resultariam em melhoria no atendimento, e para o ambiente dos funcionários. Na prática, o prédio novo acomodou a burocracia (que assim está “longe” dos pacientes); e com a excessão da UTI pediátrica, não foram criados novos leitos no Hospital. Além disso, os equipamentos estão sucateados e há falta de material.
A população já faz a sua parte pagando impostos; se a saúde fosse mesmo prioridade dos governantes, não haveria nem o porquê da existência de fundações de mérito discutível.
on Oct 27th, 2011 at 1:54 pm
Desde de que o Projeto ,então surgiu, da Fundação Pró-HPS,levantei minha bandeira!
AMEI O PROJETO E VIBREI COM SUA CONSOLIDAÇÃO.
Disse ao Dr. Roberto Pelegrini Coral que com certeza sua obra entraria para a história do HPS(entrou).
FELIZ, muitos da comunidade se envolveldo no melhor Hospital de referencia ao Trauma no RS e até teve seu lugar no ranking nacional.
Sou Funcinária da PMPA-HPS há 21 anos!
Não tenho amizades no circulo da sociedade mas afortunada de Porto Alegre, e posso tranquila mente defender qualquer pessoa que se envolvam com o HPS,assim como eu, que tenham boa vontade e TAMBÈM dinheiro,(move o mundo), VIVA a CIA Zaffari bem como TODOS que estão à frente dessa Fundação PRÒ-HPS.
Se é dessa forma que as pessoas podem ofertar seu dinheiro(TROCO) para qualquer Instituição, é assim que vou ofertar(TROCO),pois se fosse rica daria muito mais que rtroco e nem falaria mal de qualquer entidade que faça o trabalho que deveriamos fazer!
Quanto as reformas de meu amado nosocômio, sim temos muitas e (ainda bem) continuarão,para melhor ainda servir nossos pacientes.Não vejo como minha colega(devo conhecer,mas não me recordo agora de quem se trate) da mesma forma.Sei eu que pode e devemos melhorar..mas a pergunta que não quer calar é a de sempre para todos e qualquer meio de Administração, é:
QUANDO VAMOS REALMENTE ESTAR TRABALHANDO MAIS POR NOSSOS SEMELHANTES SEM NOS PREOCUPAR COM QUEM REALMENTE JÁ ESTA FAZENDO???
LELIA WIVIENN MISSEL ARAUJO
SAE-3 PMPA HPS.