Myspace button
Submarino.com.br
Marco Weissheimer Rotating Header Image

São Paulo para os paulistas?

O Manifesto São Paulo para os paulistas, que está circulando pela internet, parece uma pegadinha e/ou brincadeira de mau gosto, mas está servindo, ao menos, para escancarar a forte dose de preconceito e sentimentos racistas contra os nordestinos existentes em São Paulo. Basta ver os comentários que a proposta de abaixo assinado vem suscitando. A iniciativa do site do manifesto é de alguém que diz se chamar Fabiana. O perfil diz: “Nascida e criada em São Paulo-SP, filha e neta de paulistas. Crescida na capital, com vínculos com o interior. Iniciante em temas como Cultura e Autodeterminação há cerca de 2 anos”. Ela pede que não sejam feitas menções à Autodeterminação, seja lá o que isso queira dizer. O manifesto, datado de 15 de junho de 2010, afirma:

Nós paulistas andamos nas ruas e não nos sentimos em casa. Só se vê pessoas de outra cultura e valores. Desrespeitam nossos costumes, e o paulista é forçado a se calar. Do contrário, recebe acusações de “preconceito”. Que democracia é esta, na qual a liberdade de expressão é unilateral, pessoas ofendidas tem que se manter caladas? Estão exigindo a inserção da cultura nordestina na grade curricular das escolas paulistas. Estão criando em São Paulo leis em homenagem a si mesmos. A nossa terra, estão considerando uma extensão do Nordeste. Porém, nós paulistas jamais fomos ouvidos em nossas opiniões. Também temos direito de expressar o que sentimos. Em resposta a tudo, fazemos o nosso democrático Manifesto.

Instruções: Não são permitidas expressões ofensivas, racismo, nazismo, baixo calão, nomes de candidatos, ou qualquer ação ilegal. Pedimos também a gentileza de NÃO serem feitas menções à Autodeterminação, pois são temas independentes. Ajude a tornar conhecido ao máximo de pessoas. Pretendemos levar o Abaixo-assinado impresso a autoridades.

Mas o pior do manifesto vem na seção dos comentários. Quem tiver estômago e paciência, dê uma olhada…

56 Comentários on “São Paulo para os paulistas?”

  1. #1 Hermes Vargas dos Santos
    on Jul 9th, 2010 at 12:34 pm

    Saiu o edital de concorrência 001/2010, referente ao arrendamento do Cais Mauá. Ver exame preliminar no blog http://hidroviasinteriores.blogspot.com
    Abraços,
    Hermes.

  2. #2 Manoel Soares
    on Jul 9th, 2010 at 12:46 pm

    Infelizmente este sentimento “Paulistano”, principalmente em relação aos Nordestinos existe. Lamentável, pois se trata de quem realmente construiu o progresso São Paulo com as próprias mãos. Tanto que chegaram ao poder máximo da nação né? Deveriam amis é se orgulhar da mistura de povos que há por lá.
    Também infelizmente vejo que aqui nos pagos do RS está se criando um patriotismo gaudério um tanto exacerbado.
    Somos todos brasileiros, e, no final do dia estamos todos no mesmo barco da Mãe Terra, gaúchos, paulistas, baianos, gregos, troianos, argentinos…….

  3. #3 basicregisters
    on Jul 9th, 2010 at 1:16 pm

    Quem escreveu o texto sobre a ‘identidade paulistana’ é ignorante no sentido latino da palavra = ignorare=não saber= não ter conhecimento, portanto o adjetivo que uso não é ofensa é uma constatação.
    Pergunte a um paulistano da gema (se é que existe ainda) o que ele sabe sobre sua cidade além de shoppings, salas de concerto, condomínios fechados. Nada. Ele sequer tem conhecimento de que a avenida Rebouças era um caminho original indígena que ligava o Pateo do Colégio a uma aldeia em Pinheiros. O paulistano mesmo, o indio que deu origem à cidade casando-se com um português, pode ser confundido com mendigos na Praça da Sé. São Paulo está controlada por imigrantes que adoram dizer que tem um pé na Europa, mas o país da memória deles não existe mais. Na realidade é um infeliz. Uma paulistana de 53 anos que sabeo o que está falando.

  4. #4 Ivone
    on Jul 9th, 2010 at 1:20 pm

    Esse bairrismo é nojento.Só me falta essa!!Deveriam se orgulhar mesmo dessa mistura que faz de São Paulo uma cidade grande e com essa cultura de todo o país.Pensei que sinceramente era isso o que mais encantava em são paulo.Temos que ter orgulho da cultura, da ética,e outros valores que fazem crescer o ser humano.Chega dessa bobagem de ficar riscando fronteiras, principalmente dentro do mesmo país.

  5. #5 DILMÃO
    on Jul 9th, 2010 at 1:29 pm

    Aqui no rio grande do sul se prestaria um grande serviço se se proíbisse a palavra gaúcho. A mesma foi vulgarizada milhões de vezes. Porque não se usar riograndense? A palavra gaúcho só se tornou mais conhecida por conta do romance de josé alencar. Antes chamávamos riograndenses..ou até mesmo vaqueanos (essa é ruim mesmo…)…quem é que não se irrita ao assistir a marionete cristina ranzolin dizer por exemplo “o frio castiga os “gaúchos”…ou quando qualquer um desses rastaqueras da elite se adonam do termo e costumes, justo eles que no passado abominavam os verdadeiros gaúchos? gaúchos, gaúchos, gaúchos…argh..

  6. #6 DILMÃO
    on Jul 9th, 2010 at 1:40 pm

    Os ctgs viraram um feudo de brigadianos e milicos raivosos de direita. Desde 64. Antes o movimento tinha um caráter mais democrático e aberto. Mas esses malas belicosos tomaram de assalto o movimento. Tenho pavor de passar perto desses assassinos de cavalos. Mas nem por isso acho que todo o mtg é um lixo. Esse bando de malas…são contra o mst primeiro porque neles foi feita uma lavagem cerebral típica da nossa grande mídia. Em segundo porque secretamente cada um desses babacas que se intitulam defensores dos costumes sonha secretamente em ser latifundiário e a sair galopando no seu campo (vazio, estéril e mal-aproveitado) o dia todo. Querem coisa mais abominável que aqueles abobadas nas cavalgadas, portando as bandeiras a frente do movimento, com suas caras de brabos, sérios e circunspectos (que certamente não sabe o sofrimento que uma guerra causa..ou por outra, a grande maioria sequer sabe o que é a verdadeira violência) achando que são os legítimos porta-estandartes do gauchismo e da coragem pela qual o estado foi conhecido? Quer dizer, uma festa junina no nordeste ou um trio-elétrico, ou uma bloco afro…ou ainda a festa do caprichoso e garantido são grandes festas populares…movimentos de resistência. Porque São Paulo por exemplo não pode redescobrir sua cultura? É feio? É contra os nordestinos? Tal assunto não pode se discutir? E as multidões de pessoas que aportam na cidade…deve-se apenas aceitar isso, sem contestação?

  7. #7 Renato Arthur
    on Jul 9th, 2010 at 1:42 pm

    Acho a maior graça quando alguém diz que é de origem italiana, alemã ou polonesa etc, mas não do que são na realidade, brasileiros. Essa dominação cultural Hollywoodiana de se “achar” de não aceitar a diversidade que da beleza a vida. Me faz lembrar a música A banca do distinto (Billi Blanco)”Não fala com pobre, não dá mão a preto. Não carrega embrulho. Pra que tanta pose, doutor
    Pra que esse orgulho”

  8. #8 Fernando
    on Jul 9th, 2010 at 1:48 pm

    Fala aqui alguém que gosta muito de São Paulo. Aliás, gosto de cidades cosmopolitas, com mistura de culturas, rostos, hábitos, gente de todos os tipos. Assim é Nova York, Londres, Paris, Berlim….

    Mas o que esse pessoal quer? O bom de São Paulo é essa simbiose, de nordestinos, árabes, italianos, judeus, japoneses, negros, etc. Querem justamente restringir aquilo que São Paulo de tem melhor, um pouco de todo mundo dentro de uma cidade, de todas as culturas.

    Concordo com o Manuel, esse “gauchismo” idiota, xenófobo e autosuficiente é que nos deixa reduzidos a uma província distante, reacionária(Como disse Sócrates) que tem um orgulho besta de ser parada no tempo.

  9. #9 Adão Paiani
    on Jul 9th, 2010 at 1:53 pm

    Ridículo, patético, detestável.

    Não vale a pena nem tecer maiores comentários.

  10. #10 Catatau
    on Jul 9th, 2010 at 2:25 pm

    kkkkkkk (ou, nesse caso, a risada deveria ser KKK)

    Isso é engraçado, ou melhor, seria engraçado se não fosse meio trágico.

    Mas a parte engraçada é: o que esse grupo por trás do nome de uma moça pensa que é a “paulistanidade”? Não vejo como não definirmos o paulista exatamente conforme os termos que ela mesma acusa nos “outros”, os “nordestinos”! Gente de fora que se apropriou de um local e lá fez sua morada.

    Ou senão, vá lá, 500 anos atrás e antes de João Ramalho haviam branquelos torcedores do parmeiras ou do saum paulo, e desde então só aparecem “nordestinos” para atazanar! Essa deve ser, segundo ela, a “paulistanidade” originária.

  11. #11 joel
    on Jul 9th, 2010 at 2:31 pm

    Se não houvesse os nordestinos, não teria havido a mão-de-obra barata que impulsionou a construção civil de São Paulo.

  12. #12 Laércio Malfatti
    on Jul 9th, 2010 at 2:31 pm

    O texto é desastroso! Talvez exista outro termo para melhor defini-lo, mas não o encontrei. É o típico comportamento de quem acolhe a idéia da pena de morte e outras asneiras. Pelos comentários de apoio ao “manifesto”, espero que a “iniciante” não tenha a idéia de sugerir o suicídio. Isso implicaria em muitos “paulistanos legítimos” a memos.

  13. #13 Celso Bessa
    on Jul 9th, 2010 at 3:23 pm

    Desculpe. Quando você escreve “nós paulistas…”, lembres-se que primeiro que você não escreve por todos os paulistas.

    Por exemplo, eu, Paulista, nascido na Lapa, na Capital, discordo veementemente do que você escreve.

  14. #14 Celso Bessa
    on Jul 9th, 2010 at 3:24 pm

    Desculpe Marco. Esqueci de mencionar que isso foi o que escrevi lá no post original, que, não é direcionado a você, foi mal!

  15. #15 Neli
    on Jul 9th, 2010 at 4:02 pm

    Hoje, o ZH publicou uma Reportagem Especial assinada por Carlos Etchichury: “Universidade Cresce- O boom da UFRGS”. Ele destaca que a Universidade está vivendo a maior expansão de sua história, vai receber 60 obras e ampliar em 30% a oferta de vagas no vestibular até 2012. Diz mais: “É como se uma nova universidade emergisse de dentro da universidade”. Como é bom constatarmos a atuação ativa do governo federal na educação em todos os níveis e em todas as regiões do Brasil! Inclusive com a fundação da UNILA, cuja estrutura está aberta para estudantes de toda América Latina.
    Enquanto assistimos uma revolução da educação no Brasil, o candidato do FHC/PSDB, cuja especialidade foi sucatear universidades e não investir em educação pública, demostra desinformação e desqualificação para o cargo que concorre, ao dizer que o governo faz “trololó” na educação. O próprio candidato se desmoraliza diante do eleitorado brasileiro.

  16. #16 Omar
    on Jul 9th, 2010 at 4:34 pm

    Acredito que seja uma minoria de paulistas os que pensam dessa forma.

    Esses dias, em um grande clube de Porto Alegre, escutei algumas pessoas conversando a respeito de suposta invasão paulista que está acontecendo no RS, particularmente em Porto Alegre.
    Geograficamente São Paulo fica ao norte do RS.
    Então estamos sofrendo uma invasão de nortistas.
    Que sejam bem-vindos.

  17. #17 artur
    on Jul 9th, 2010 at 4:42 pm

    É interessante notar que embora São Paulo seja destino de gente de todo o Brasil e de outros países, há uma enorme maioria de reclamações contra os nordestinos. E note que os nordestinos não competem diretamente com os paulistas pelos melhores empregos

  18. #18 Celso Bessa
    on Jul 9th, 2010 at 4:43 pm

    Marco, sugiro não dar muito ibope para os caras. Coloque nofollow no link para o site, para ele não receber benefícios em busca do Google.

    inclua isto na tag de link: rel=”nofolllow”

    ‘braços

    Celso Bessa

  19. #19 Marco Aurélio Weissheimer
    on Jul 9th, 2010 at 6:42 pm

    Obrigado pela sugestão, Celso.

  20. #20 maneco
    on Jul 9th, 2010 at 11:04 pm

    Cara, que galera doente…eu já topei com gente assim aqui, sou filho de Nordestinos, e já ouvi muita barbaridade, até pq também não sou paulista, sou de Manaus, casado com uma paulista. O difícil é conseguir entender de onde essa turma arruma essa idéias facistas tão bizarras, num país tão miscigenado como o nosso?!? Engraçado é que se for filho de Italiano, Americano, Frânces é bem vindo né? Latino, Nordestino é lixo…

    bom, tem jeito não…

    abraço,
    maneco

  21. #21 Jonas
    on Jul 10th, 2010 at 8:40 am

    Acho que o melhor é ignorar mesmo,isso é problema deles. Mas,não posso deixar de registrar o contra-senso de um aí que acho caprichoso,boi garantido,afro-reggae o máximo de expressão de cultura regional e senta a lenha na nossa expressão de cultura regional. Isso representa os dias de hoje: Dividir pra dominar. Quando não se tem interesses por trás das idéias,se diz o que pensa.Quando se tem,se diz o que acha que pode dividir os que atrapalham seus interesses. Esses caprichosos e garantidos não suscitam interesse,logo,pode-se dizer a real: São manifestações de cultura regional. Quando se tem e algo atrapalha seus interesses,ataca-se os representantes da cultura regional,buscando fazer aqui exatamente o que os paulistas reclamam que estão fazendo por lá.

  22. #22 João Paulo Ferreira de Assis
    on Jul 10th, 2010 at 6:38 pm

    Em novembro de 2006 eu estava em Mariana MG, descansando por ter estado à disposição da Justiça Eleitoral. Na frente do hotel, havia uns caras de Ribeirão Preto culpando Minas pela ”desgraça” de terem mais quatro anos de Lula. Via-se o ódio nos olhos desses paulistas.

  23. #23 Luis Armidoro
    on Jul 11th, 2010 at 8:26 pm

    Caros Marco e camaradas do RS

    Sou paulista, e tenho vergonha destes imbecis que fazem circular estes manifesto. Sou neto de italianos, e todo imigrante sofreu preconceito da “zelite” que infesta o estado de SP – e agora, pratica o mesmo preconceito do qual foi vitima.

    O fascismo -que era latente em SP – solta seu cheiro mortal, tonificado pelo fuhrer da móoca

  24. #24 ana ali
    on Jul 12th, 2010 at 4:41 pm

    Revoltante: este é meu sentimento! Essa BEM NASCIDA, marionete de algum fulano, quer chegar onde, mesmo? Esse filme, ja vimos!

  25. #25 Evandro
    on Jul 14th, 2010 at 3:40 pm

    Seria muito interessante ver um paulistano do alto de sua humildade fazer faxina na casa de outro paulistano, ou será que ia sobrar para os paulistas? quem sabe para os gaúchos?
    Talvez fosse melhor que os nordestinos encabeçassem uma campanha nacional para que os candidatos paulistas sejam exterminados no voto em todo o território nacional, inclusive em São Paulo.
    Que tal se proibissem a presença de parlamentares paulistas em Brasília?
    Ou ainda… quem é que tem a força de trabalho? o nordestino ou o paulistano? Talvez os paulistanos tenham a mesma coragem de morrer de fome que os nordestinos têm de trabalhar.

  26. #26 Rodrigo
    on Aug 5th, 2010 at 6:30 pm

    Calma gente,
    o assunto nao é novo. Como nordestino que morou e ainda trabalha em SP, digo que fiquei feliz com o tal manifesto. Nao com o que ele manifesta em si, um conjunto de ideias que ressoam em mentes vazias de tudo o que enobrece o ser humano, fechadas no seu mundinho idelizado que insiste em culpar o outro pela sua infelicidade. Mas pensem bem: num mundo digital onde videos engracados de criancinhas que imitam a Beyonce rapidamente alcancam milhares, milhoes de espectadores e fãs, esse tal manifesto se orgulha de ter 600 ou 700 signatarios. Para mim, uma demosntracao clara de que este nao é o pensamento dos milhoes de paulistanos, natos ou nao.
    Mesmo apos o absurdo do nazismo, ainda existem neonazistas. Por que nao haveriam xenofobos em Sao Paulo?
    Que continuem assim, presos na sua propria pequenes. Refens de um ideal triste e infrutifero. Sinto pena…

  27. #27 Henri
    on Aug 9th, 2010 at 3:19 pm

    O problema é que os nordestinos não tem olhos azuis ou verdes, como os italianos e alemães de quem os paulistas tanto se orgulham. Tudo está aí…

  28. #28 Rogerio
    on Aug 11th, 2010 at 9:41 am

    O presente post é de autoria de um comentarista do Blog Tijolaço.com. – O Blog do Brizola Neto, Adilson Santos. Foi o comentário que fez sobre um post em que o deputado federal Brizola Neto informava sobre o aparecimento de um grupo de universitários – “São Paulo para os paulistas”- , que, seguindo nova onda capitalista, tenta recriar as terríveis experiências do nazi-fascismo, como forma de assegurar mais sobrevida ao sistema que está em grave e talvez terminal crise estrutural. É um brilhante, corajoso e lúcido resumo da história econômica de São Paulo e uma síntese do modus operandi do capitalismo no Brasil.
    *******************************************

    Sou Paulista, mas não sou fascista!
    por Adilson Santos

    Essa corja de neo-fascistóides, caso não tivesse fugido do Mobral em tenra idade, saberia que o desenvolvimento do Estado de São Paulo e, principalmente da cidade de S. Paulo, deve-se única e exclusivamente ao Período conhecido como República Velha, quando os Baronetes do Café açambarcaram o poder federal, após o golpe militar que derrubou a Monarquia .
    Lembro que até 1879, ou seja, há 130 anos atrás, a cidade de S.Paulo possuia inacreditáveis 15.000 habitantes e em algumas mapas nem mesmo aparecia, pois era apenas uma parada provisória para tropeiros que vinham de Sorocaba ou retornavam para lá, em direção ao vale do Paraíba ou Santos, cidades MUITO mais importantes.
    Os governantes da Velha Oligarquia cafeeira que tomaram o poder a partir de 1889, ou mais precisamente desde o governo Prudente de Morais, ENDIVIDARAM TODO O PAÍS, PARA DESENVOLVER SUAS PROPRIEDADES E FACILITAREM A SUA PRODUÇÃO CAFEEIRA, através de empréstimos triliardários junto aos Rothschild’s, Lloyds e demais banqueiros ingleses a juros absolutamente escorchantes e pasmem, A GARANTIA DO PAGAMENTO ERAM AS ALFÂNDEGAS DE TODO O BRASIL.
    Em resumo, a patranha era a seguinte: os Oligarcas presidentes da República Velha, construiram estradas de Ferro, Silos, Armazéns e demais benfeitorias (TUDO EM S.PAULO) com dinheiro emprestado no exterior e mandaram a conta para todo o Brasil pagar.
    Entre 1894 e 1930, foram tomados um total de aproximadamente 45 milhões de Libras Ouro (+- USD$ 800 BILHÕES ) emprestados apenas junto aos Banqueiros ingleses e americanos e deste total 94% FORAM DESTINADOS PARA S.PAULO .
    O único estado ou cidade que abocanhou alguma migalha significativa deste montante foi a antiga capital federal, a cidade do Rio de Janeiro, quando da administração Pereira Passos (1902 – 1906 ), na polêmica reestruturação da cidade denominada “Bota Abaixo “, que apesar de toda a truculência praticada, saneou o Rio de Janeiro da varíola e da febre amarela, além de ter modernizado a cidade.
    Para se ter uma idéia do descalabro do desvio de verbas de TODO O BRASIL PARA DESENVOLVER S. PAULO E OS BARÕES DO CAFÉ, estudem o chamado “Convenio de Taubaté” de 1906, considerado a Mãe de todas as Maracutaias.
    Como no inicio do Século XX, a cotação internacional do café estava caindo vertiginosamente, provocada pela superprodução brasileira, a Oligarquia Paulista que detinha o poder resolveu que iria manter ARTIFICIALMENTE OS PREÇOS NUM PATAMAR MUITO SUPERIOR AO INTERNACIONAL, para que os pobres Barões do Café não fossem prejudicados e nem fossem obrigados a se adequar ao deus mercado ( Oferta e procura e etc).
    Então tiveram uma idéia luminosa, ou seja, iriam fazer com que a diferença entre o preço da saca internacional ( menor) fosse bancada POR TODA A POPULAÇÃO DO BRASIL.
    Por este sacrossanto convenio, o Governo federal se comprometia em comprar dos oligarcas a saca do café a um preço muito superior à cotação internacional, para posteriormente revendê-la no mercado mundial com prejuízos bilionários. Como o Erário público não possuía recursos para isso, os Varões de Plutarco Paulistas da Republica Velha contraíram um empréstimo junto aos banqueiros ingleses no valor de 2 MILHÕES DE LIBRAS OURO ( coisa pouca, algo em torno de 35 Bilhões de dólares nos dias atuais ), para safarem a sua onça .
    Perguntinha : Quem pagou este empréstimo ?
    Resposta : TODO O BRASIL, POIS AS ALFÂNDEGAS DO RIO A MANAUS FORAM FIADORAS, OU SEJA,TODA A MERCADORIA QUE PASSASSE NESSES PORTOS (DEZENAS), TERIAM UMA TAXAÇÃO EXTRA PARA HONRAR O PAGAMENTO .
    Desculpe-me por me estender, mas o que gostaria de demonstrar é que: O propalado desenvolvimentismo dos paulistas ou de sua elite, o lendário arrojo dos quatrocentöes de S.Paulo é uma grossa mentira, pois a cidade de S.Paulo foi fundada em 1554, e após 325 anos (ano 1879 ) sua capital possuía minguados 15.000 habitantes, 1 hotel e nenhum banco, além de em muitos mapas nem mesmo ser mencionada.
    Após a tomada do poder pela oligarquia paulista a partir de 1889 ou mais precisamente desde 1894, S. Paulo misteriosamente iniciou seu desenvolvimento espetacular, ao mesmo tempo que o restante do País empobrecia de forma mais espetacular ainda.
    Se tornar desenvolvido economicamente graças a empréstimos biliardários que foram pagos por outros com sacrifícios inenarráveis é muito fácil e não representa mérito algum, muito pelo contrário, representa um parasitismo patológico histórico que precisa ser reparado.
    Se durante 36 anos Todo o Dinheiro da Nação fosse enviado para o Amapá, e fossem tomados empréstimos de centenas de bilhões de dólares junto aos bancos internacionais e estes recursos fossem enviados quase unicamente para este Estado, em muito pouco tempo ele se tornaria desenvolvido, uma grande potência, e então os habitantes amapaenses diriam que “Nosso Arrojo construiu o nosso desenvolvimento”.
    Elite Paulista e seus coliformes agregados, um conselho carinhoso: ” DEVOLVAM O QUE VOCES ROUBARAM DO BRASIL !!

  29. #29 Jado Caldeira
    on Aug 11th, 2010 at 10:01 pm

    Rezemos para os nordestinos não se enfurecerem e iniciarem uma revolta! Para um milhão de nordestinos em São Paulo correspondem outros dez milhões ou mais no Nordeste e no resto do país! Porque existe algo chamado parentesco, sabiam? E pode sobrar prá quem? Talvez para descendentes de italianos, alemães, judeus, etc. Os nordestinos migraram em seu próprio solo pátrio. Ao contrário dos imigrantes que nada tinham a ver aqui no Brasil. E agora?

  30. #30 Rosimeire
    on Aug 19th, 2010 at 5:17 pm

    Sou paulista, e me envergonho do tal movimento.
    Ao tomar conhecimento do mesmo, eu logo me lembrei dos jovens que atearam fogo ao índio Galdino, porque “acharam que era um mendigo”.
    Lembro-me dos jovens que espancaram covardemente uma empregada doméstica porque “acharam que fosse uma prostituta”.
    Eles se parecem com os jovens do movimento: também achavam que estavam ACIMA de outros seres humanos iguais a eles..
    LAMENTÁVEL!

  31. #31 Flávio
    on Sep 2nd, 2010 at 11:43 am

    Conheço diversos nordestinos que são de familias Européis, principalmente em Pernambuco…completamente sem fundamento tal comentário…olhos azuis existem no Brasil inteiro.

  32. #32 Evandro
    on Oct 11th, 2010 at 9:33 pm

    Concordo com você em gênero, número e grau Rodrigo.
    Se bem olharmos para o propósito desse manifesto, (a julgar por eles próprios quando tecem seus comentários e direcionam as sua lanças somente para os nordestinos) teremos que achar que os europeus sejam todos enviados de volta a europa. E aí veremos esse tal “povo paulista” que eles alegam ser, simplesmente não existe, ou seria apenas um vazio no espaço, assim como seus crânios carentes de massa encefálica.

  33. #33 Evandro
    on Oct 19th, 2010 at 10:17 am

    Sua colocação foi perfeita Ana Ali.

    Aliás, digo pra você que ela não chegará nem do outro lado da sua própria rua, com 600 vostos de adesão que significa nada de coisa nenhuma no universo da internet.

    A Stephny Brito, do Piauí, com um clip de vídeo caseiro teve mais de 5.000.000 (cinco milhões) de acessos e até foi premiada pela VW, em programas de tv aberta.

  34. #34 Cristiano Soares
    on Oct 30th, 2010 at 2:14 am

    Isto realmente é puro preconceito, no manifesto fala de culturas nordestinas inseridas no cotidiano de São Paulo, então o que dizer de bairros como o bairro da Liberdade reduto japonês, o que dizer de tantos outros bairros de outras culturas que nem brasileiras são… isso é burrice, criação de conceito pseudo intelectual e de gente que não tem realmente o que fazer… como já foi citado isso é lamentável, querem imitar o movimento fracassado integralista no estado de São Paulo, isso chega a ser patético e ridículo vindo do estado com uma das melhores educações do país.

  35. #35 jOSE RAIMUNDO
    on Nov 4th, 2010 at 6:14 pm

    Um lixo esse manifesto e escrito por quem nada entende de São Paulo e muito menos de Brasil. Deveriam pelo menos antes de escrever tanta idiotices, se dar ao trabalho de compreender minimamente a história brasileira e que descobririam que 32, que tanto reverenciam, não passou de uma atitude golpista da direita reacionária paulista, de base agrária, que foi desbancada do poder por Getúlio Vargas, que de fato elevou o Brasil à modernidade. A tentativa de se fazer “revolução” em 1932 não passou de uma ação contra-revolucionária para colocá-la novamente no poder e fazer o que ela fez na chamada República Velha (1889-1930). Um período de descontrole econômico no qual a velha elite carcomida (elite paulista e mineira principalmente) quando sofria prejuízos este era socializado. O estado pagava a conta. E quando obtinham lucros aí eram apropriados privativamente.

    Entrar agora nessa onda querendo tornar aquele momento uma referência é de uma babaquice e ignorância sem tamanho. Isto só tem uma razão de ser se considerarmos que esse ódio contra nordestinos, por parte de uma pequenina parcela de jovens direitistas, fascistas e cretinos é resultante do mesmo ódio que a elite paulista tendo à frente a imprensa reacionária (revista Veja, Folha de São Paulo e o Estadão), mantém contra Lula que, como nordestino assumido e corajoso, tornou possível a melhoria das condições de vida de milhões de brasileiros em todos os quadrantes do país. E quem iniciou essa reação nazi-fascista foi nada mais nada menos que a candidatura Zé Serra sustentada pelo PSDB/DEM/PPS e aliada a meia dúzia de padrecos pedófilos e pastores evangélicos extremistas. Esta é a militância do PSDB que, com o seu apoio, Serra pretende continuar pleiteando o poder. Ou seja, praticando a xenofobia, o racismo e a intolerância querem malandramente separar São Paulo do Brasil e usar os nordestinos como bodes expiatórios.

    É hora do Ministério público e da Polícia Federal agir em nome da Constituição Federal para botar essa gente no seu devido lugar. Se São Paulo tem dificuldades ( e certamente as tem) isto se deve em grande medida a incapacidade dos governantes tucanos que por 16 anos estão à frente do Estado de São Paulo e nada fizeram de bom para o povo, só mazelas. Esses bocas aluguel que propugnam por restrições aos nordestinos deveriam se dar por satisfeitos de que o poder central não caiu na mãos de tucanos/pefelê/PPS que quando no poder entregaram a preço de banana o patrimônio dos brasileiros ao capital estrangeiro e pretendiam fazer o mesmo com o petróleo da camada pré-sal e outro bens públicos.

    Se São Paulo vive uma crise educacional se deve a incompetência dessa gente que em nome da boa gestão precarizaram os serviços essenciais e que em matéria de educação, hoje São Paulo, o Estado mais rico da federação, encontra-se em 6º lugar na avaliação do ENEM. Se o metrô está ruim a culpa é da tucanalha que em 16 anos de (des) governo construiu apenas 16 quilômetros de linha. Um absurdo para uma cidade que necessita de pelo menos mais 150 quilômetros para atender a sua população dentro dos parâmetros recomendados pela a Organização Mundial de Saúde (OMS) que são 6 passageiros por metro quadrados e, não 09, como agora.

    Esses grupelhos direitistas e cretinos não possuem capacidade para entender os problemas do Brasil, mas na medida em que são de maioridade têm discernimento suficiente para saber que praticam crime inafiançável e que devem pagar por isso. O lugar desses babacas é no xadrez. Com essa atitude da justiça ganha o povo e São Paulo e perdem seus incentivadores: Zé Serra/PSDB/DEM/PPS e companhia limitada que com sua pregação utra-reacionária durante a campanha eleitoral são os responsáveis por gestar o ovo da serpente.

  36. #36 Ricardo
    on Nov 8th, 2010 at 10:27 pm

    Irmãos Brasileiros! Qualquer forma de preconceito é “a burrice de mãos dadas com o ódio”!!!

  37. #37 Argemiro
    on Nov 9th, 2010 at 3:22 pm

    Bravo!

    É assim que se fala, Ivone! São Paulo, terra onde nasci, onde meus filhos, minha mãe, meu pai, avô e bisavô nasceram, tem por caracaterística a miscigenação de culturas, povos e etnias. A cidade de São Paulo é, ao lado de Nova Iorque, a mais cosmopolita de todas. Essa pretensa “cultura paulistana” mistura a “japonesa loura” com a “nordestina moura” do Premê resumem o encontro de extremos. Há lugar para os nazistóides bairristas bem como para os comunistas de botequim. Chega de besteiras, mandem essa meninada rodar o Brasil e deixem que ladrem: não irão a lugar algum! Viva o Brasil, viva São Paulo! Via eu, viva tu, viva o rabo do tatu!

  38. #38 Gina
    on Nov 9th, 2010 at 3:28 pm

    Sou paulista, 55 anos, e até agora estou procurando a tal “cultura paulista” que esses moleques andam defendendo. O que vejo em SP é a cultura pastiche imposta pelos EUA, uma molecada de classe média alta que mal sabe a própria língua, não conhece os dados históricos e atuais do Brasil e sequer têm atividade produtiva, e ainda acham que é o empresário que gera riqueza, numa leitura invertida da realidade que joga no lixo seus gurus, Ricardo e Smith, que reconheceram que é o trabalho que produz riqueza, mas eles devem pensar que Ricardo e Smith são DJs.
    O Nordeste que eles descrevem é do século passado, no atual cresce mais que SP, a queda na migração tem gerado protestos de empresários e comerciantes porque eleva o piso salarial, o parque industrial que está se desenvolvendo no NE parte de um patamar mais moderno contra a estrutura industrial ultrapassada de SP e por aí vaí.
    São Paulo sempre foi sangue-suga do resto do Brasil, se São Paulo é para os paulistas, o que fazem os paulistas nos outros Estados?
    Lamentável como a incompetência e a ignorância fazem mais mal que a própria maldade.
    O Judiciário tem o dever de punir exemplarmente essa minoria para extirpar de vez o “ovo da serpente”.
    Essa molecada não fala em meu nome, não em meu nome.

  39. #39 Gina
    on Nov 9th, 2010 at 3:41 pm

    Pois é, a moça fala que “cresceu” em São Paulo, deve ser do interior, e o rapazinho do movimento, em entrevista ao Terra, disse que se refere a migrantes em geral, incluindo aqueles do interior. E aí, o rapaz entrevistado acha que a moça do “movimento” deveria voltar para a terra dela?
    E os japoneses, os judeus, os árabes…

  40. #40 Gina
    on Nov 9th, 2010 at 4:12 pm

    É mais uma imagem deturpada, na formação do Brasil quem mais tinha contato com a Europa (portugueses) foram os que habitavam do Nordeste e não nos esqueçamos das ocupações francesa e holandesa.

  41. #41 Tim
    on Nov 9th, 2010 at 4:42 pm

    Se todos “os não paulistas” mudassem, São Paulo seria uma cidadezinha sem estrutura, que ideologia sem fundamento! As grandes cidades do mundo são constituidas por várias culturas, por que SP teria que ser diferente?

  42. #42 Gina
    on Nov 9th, 2010 at 4:54 pm

    Achei neste post o que procurava: dados históricos que mostram como os paulistas sugaram o resto do país. E deve ter muito mais… paulistas na formação da SUDENE, etc. Só complementando, Edgar Carone* comenta que na Constituição de 1891 “os estados ricos invertem a tendência centrífuga do Império…”, concentrando mais impostos arrecadados em São Paulo. É certo que é sobre a sua produção, mas essa produção só foi viabilizada depois de espoliada a riqueza de outros lugares. São Paulo socializou os custos do seu desenvolvimento e depois privatizou a riqueza conquistada por todos os brasileiros, e agora essa molecada ínfima e ignorante quer “afogar” os brasileiros.
    *Edgar Carone. A evolução industrial de São Paulo – 1889-1930.
    PS: Sou paulista.

  43. #43 Santos
    on Nov 10th, 2010 at 11:05 am

    Brasileiros,
    Uma coisa me deixa indignado com toda essa polêmica e que eu não consigo entender: qual a origem de São Paulo?
    Quando eu estudei história não me lembro da frase: … quando os portugueses chegaram aqui, encontraram índios e paulistas…
    Uma grande parte dos paulistas deveriam odiar a si próprios, pois têm origem em imigrantes de diversos outros países, que vieram em busca de melhores condições ou fugindo de uma violenta comoção social (II GM) causado pelo ódio.
    Acho que cabe uma reflexão!

    Santos

  44. #44 Alexandre Duodice
    on Nov 11th, 2010 at 10:51 pm

    O problema é a representatividade de São Paulo. Tamanha é a população, porém no Congresso representa com o mesmo peso que Roraima. Isso, evidentemente, é injusto. Na verdade, não temos federação, como realmente ela é (ou deveria ser). Os Estados não têm autonomia alguma. Aliás, para que serve o Senado? Aqui em SP se vota no PSDB mas se elege um sujeito do PT (MArta – que é oposição) para representar SP. Não tem sentido. O poder é excessivamente centralizado na União. O que deve ser defendido é a maior autonomia dos Estados. Chega de indústria da seca. Chega de transferência de renda dessa maneira. Ao contrário do que é defendido, entendo que deve haver desenvolvimento do Nordeste para que justamente não haja desequilíbrio e não-fixação de sua população. Outra coisa, tá cheio de gente aí que é pura hipocrisia. Criticar Sp porque é rico é brincadeira! Criticar paulistas, chamando-os de arrogante é inadmissível. Aqui sempre acolheu gente do mundo inteiro. E que continue a acolher, porém mão-de-obra altamente qualificada. Quanto ao jeito de ser de cada povo, deve ser respeitado, até o momento em que não desrespeite o outro. Impor costumes já é demais.

  45. #45 Carrapa-VK
    on Nov 16th, 2010 at 9:13 am

    Significativa parte do povo paulista é racista e seu racismo está tirando o pouquíssimo senso crítico e de ridículo ao qual os apoiadores deste despresível “manifesto” se submetem. De cara, se esquecem que o pais é único e que diferenças regionais e culturais existem e são saudáveis para o desenvolvimento de qualquer país. Logo, deveriam se lambrar também o fato de que, se somos um só povo (brasileiro), devemos, juntos, construir esta grande nação, coisa que os nordestinos e seus descendentes levaram em prática, o progresso de São Paulo.
    Agora, vejamos os absurdos:
    1-O que querem com tal “manifesto”? Exibir camisetas com charges e frases desdenhadoras de nordestinos? Poder parar um nordestino na rua para lhe dizer o que acha dela “na cara”? Falar de seus recalques e preconceitos em músicas e programas de rádio e TV? Quem sabe o que querem…?
    2-Se o que querem é que nordestinos voltem para suas terras, o que farão com o patrimônio que construiram em S. Paulo? E os filhos de nordestinos nascidos em S.Paulo? Não são paulistas? O que fazer com eles? Separá-los de sua família? Tratá-los de forma diferente, como paulistas de “segunda categoria” e por serem apenas “meio-paulistas”?
    O que acontece é que Deus é justo e conhece seu povo e por isso NÃO DEU PRAIA AOS PAULISTAS! Esse é o motivo do recalque. Quando os paulistas vêem uma revista ou ou programa de turismo na TV, só aparece o Rio de Janeiro e o Nordeste, então, seu coração se enche de INVEJA e pensam: “ESSAS PARIAS NÃO PODIAM SER AQUI?!! ESSA GENTE BRONZEADA NÃO PODIA SER A GENTE?!!”. Como não tem CORAGEM DE ATACAR A NÓS, CARIOCAS, atacam os nordestinos, que, por terem sido esquecidos por muito tempo, iam para lá a procura de oportunidades. Nós, aqui do Rio, graças a Deus JAMAIS PRECISAMOS DE SÃO PAULO PARA NADA, nem emprego, nem turismo, nem romance, nada!! Então é por isso que lançam manifestos idiotas.
    Mas, tudo isso começou com a DERROTA DO SERRA, onde a mídia espalhou que quem elegeu a DILMA foi o Nordeste. A Dilma teria granho do Serra, mesmo sem a maioria do Nosdeste, porque aqui no Rio, o Serra PERDEU FEIO TAMBÉM, mas conosco eles não falam nada, porque sabem que a gente SEMPRE VAI SACANEAR ELES.
    P.S.: O MESMO SERVE PARA OS GAÚCHOS, QUE TEM SEU MOVIMENTO SEPARATISTA TAMBÉM.

  46. #46 Carrapa-VK
    on Nov 16th, 2010 at 9:25 am

    Sr. Alexandre, o senhor diz coisas que são próprias de quem ainda guarda rancores pela DERROTA ACAXAPANTE QUE O SERRA RECEBEU DA DILMA, que nunca havia disputado uma eleição mas representa O MELHOR GOVERNO QUE ESSE PAIS JÁ TEVE, DESDE SUA EXISTÊNCIA COMO REPÚBLICA. A Câmara de deputados tem a proporcionalidade de deputados, de acordo com seu tamanho e importância econômica. Apenas o senado tem um numero de cadeiras igual para todos os estados. O Congresso Nacional é a junção de Câmara e senado. A Marta foi eleita com os votos dela e não com os do Aloysio!! Essa sua colocação foi de que DESCONHECE COMPLETAMENTE os sistemas eleitoral e parlamentar do próprio pais.
    Esta manifestação de uma MINORIA RECALCADA DE PAULISTAS, É RACISTA, CLASSISTA E XENÓFOBA, SIM!! Não me venha com hipocresia. Tenho parentes aí e sei que muitos paulistas são arrogantes mesmo. A sorte é que DEUS É JUSTO E NÃO DEU PRAIA, MONTANHA E DUNAS NA PRAIA para São Paulo. O que os paulistanos tem que fazer é ir para o Campo de Marte (ou irmesmo para Marte!) ver as aeronaves, correr no Ibirapuera, ir para o Pacaembú (olha a rima…!!), curtir o trânsito na Marginal e o transbordar e alagamentos do Tietê, do pinheiros e do Córrego Aricanduva!!! Praia e gente brozeada e feliz, só aqui no Rio e no NORDESTE!!! Recalcados!

  47. #47 Carrapa-VK
    on Nov 16th, 2010 at 9:34 am

    José, Repare que quem teve historicamente esse tipo de atitude separatista, foram aqueles que NÃO TEM PRAIA. Será que a falta de brisa de mar, mulheres de biquini com lindos corpos e água de côco, provocam esse tipo de reação recalcada? Você poderia me responder?

  48. #48 Carrapa-VK
    on Nov 16th, 2010 at 9:36 am

    Bôa, Rosi…Felizmente, você faz parte da maioria dos paulistas, os que ainda tem cérebro. Os do manifesto são o LIXO DE SÃO PAULO. Você que tá aí, joga eles no Aricanduva, por favor!!!

  49. #49 fatima
    on Nov 20th, 2010 at 12:41 pm

    Imagine voces se os nordestinos mandassem embra todos os paulista que moram em João Pessoa,nos melhores locais(areas nobres)houvesse uma inversão:eles ocupariam os lugares dos nordestinos es são paulo(as pontes e favelas)e os nordetinos ocupariam seus lugares de direito em jp:casarões nas areas nobres de jão pessoa.E se os pessoenses fizessem o mesmo movimento contra os sertanejos que estão se apossando de toda jo~~ao pessoa…

  50. #50 fatima
    on Nov 20th, 2010 at 12:51 pm

    Em São Paulo,os nordestinos,moram nas favelas e embaixo das pontes(a maioria),em João Pessoa,os paulistas(e como tem essa gente aqui)moram nas areas nobres:praias e edificios chiques…Haja então uma inversão!!!

  51. #51 fatima
    on Nov 20th, 2010 at 12:53 pm

    Logo mais,eu,super nordestina,estarei ai em São Paulo,ao lado de chineses e japoneses,esses sim,parecem os donos de SAMPA!!!!

  52. #52 Juvenil Raposo
    on Jan 25th, 2011 at 8:58 am

    ODEIO QUEM SE ACHA MELHOR QUE NORDESTINO!!!!!!!!

    Segue abaixo uma nota da internet:

    “Nordestino calejado do trabalho digno e honesto”

    “Uma estudante de Direito de uma Universidade Paulista (não vou colocar o nome dela para não promovê-la) publicou no seu twitter que “Nordestisto não é gente. Faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado!”. E quer ser tão intelectual, não sabe nem escrever a palavra Nordestino, escreveu Nordestisto e o P de São Paulo é minúsculo. Em pleno século 21 ainda temos estudantes cursando nível superior com a cabeça cheia de preconceito. E pior, esta foi apenas uma manifestação contra nordestinos. Na verdade, contra pobres que precisam de programas sociais do Governo Federal.”
    http://clednews.blogspot.com/2010/11/nordestino-e-gente-sim.html

    É dever saber, que nossos amigos nordestinos, que aqui estão, são tão Paulistanos e Paulistas, como nós que nascemos aqui!!!

    Eu ODEIO essas pessoas que nasceram em São Paulo, e ficam tentando se justificar, em defesa da cultura. Que cultura eles defendem? Heim… Que Cultura vcs dfendem, seus bastardos, seus vermes! Eu tenho nojo de pessoas que tem algo contra pessoas do nordeste!

    E olha que sou eu Paulistano… E daí isso me torna melhor que uma pessoa que nasceu no nordeste? Em que eu sou melhor?

    Vermes e Bastardos são todos os que não aceitam, que o povo Nordestino é gente de honra!!!

    Deus salve, os que realmente aceitam o desafio de trabalhar e encaram a vida de forma digna!

    Ass: NIL

  53. #53 Argemiro
    on Jan 25th, 2011 at 11:42 am

    Caro Sr. Alexandre,

    Antes de mais nada, sou paulistano e vivo em Salvador há 15 anos; sou casado com uma jornalista baiana há 30.

    Acabo de voltar de férias no interior baiano e pude constatar as melhorias que a política do PT trouxe. A bolsa-família, ao contrário do que se pensa, não fez as pessoas encostarem o corpo. Ao contrário, deu-lhes condição de procurar trabalho pois, ao lhes garantir a alimentação, permitiu-lhes trabalhar. Uma pessoa com fome precisa, antes, comer. Tendo dinheiro para comprar comida, pode ir procurar trabalho! O programa de cisternas para guardar água da chuva atinge mais de 1 milhão de casas. O programa Luz para Todos vem levando eletricidade a casas isoladas. Com eletricidade, o pequeno produtor pode guardar comida, pode trabalhar em casa organizando sua produção. FHC levava luz, mas o agricultor tinha de pagar os postes.

    Conheço quem tinha eletricidade a 500 metros de casa mas não tinha como “puxar” os fios, pois os postes são caros. Assim, o sertanejo está progredindo. O sertão é maravilhoso. Vou postar em meu blog, nos próximos dias, umas fotos que trouxe da região de Irecê, terra abençoada com um dos melhores solos do mundo – pau a pau com a terra roxa do Oeste Paulista. Irecê é terra rica, com comércio pujante e forte produção de grãos. Quanto à representação no congresso, o sr. está enganado. SP tem o mesmo número de senadores, como deve ser. Mas tem muito mais deputados. Só não há proporcionalidade total porque, realmente, Roraima teria um deputado para centenas de deputados paulistas, o que também complicaria a representatividade.

  54. #54 cauã
    on Apr 2nd, 2011 at 2:12 pm

    Olá meu nome e Acelino. Na cidade. e na aldeia e. cauã. sou paulista descendente direto de índio não vejo com bons olhos este manifesto. Porque ele só quer excluir os nordestinos e São Paulo o nome que vocês deram aminha terra tem gente do mundo inteiro. Mas se queren falar de invasão ou migração entao vamos falar . Quando vocês vieram da Europa. Causaram muito mal a nossa gente indígena matarão nossos guerreiros, queimarão nossas casas, estupraram nossas mulheres, apagaram nossa língua e cultura eagora depois de tanto tempo vem um grupo que se intitula dono da nossa terra. Vocês todos e quem nunca deveria ter saído da Europa. Vejam como os afro descendente, e os judeus não esquecerão o que a elite européia fizeram com eles. Eu tambem como índio não esqueço e não per dou e não tolero. Assim como vocês também não tolera os nordestinos nas terras que vocês acham que são suas. Vocês querem fazer com os nordestinos o que nos deveríamos ter feito com vocês a 500 anos atrás. Vocês não toleram invasores estão porque invadiram minha terra , a terra de meus ancestrais.
    Vocês só estão passando um pouco do que nós passamos.

  55. #55 Ricardo
    on Apr 8th, 2011 at 8:38 pm

    de qual cultura paulista vocês estão falando ? do funk ,do teatro municipal ou do museu do ipiranga ou da festa de halloween ou do bule nas escolas e faculdades. nos nordestinos nunca se colocamos contra quando os paulistas fazião ou fazem estas festas . mas eu gostaria de saber de qual cultura paulista eles estão falando. porque em sao paulo so se ve cultura americana .rotulados em camisetas ,musicas, jestos e a te algumas placas de comercio. nos nordestinos usamos a nosa cultura não precisamos copiar cultura de estrangeiros porque somos brasileiros . e temos orgulho de nosso pais e de nossa cultura.

  56. #56 roberto
    on May 23rd, 2011 at 6:50 pm

    existem pessoas maravilhosas de toda as origens,agora eu ter que aceitar a maloca que sp tem se tornado é outra coisa,o sujeito vem lá do fim do mundo não reivindica nada na sua terra de origem,vem aqui e se acha no direito de pleitear casa,emprego,saúde,invade mananciais e faz favela pra todo lado,põe uma renca de filhos no mundo sem ter condições de manter,e isto independe da origem,agora se eu não cuidar da minha casa,os outros fazem o que bem entendem,sp tem que ter rigor no seu comando ,aqui não é a casa da maria joana,e tem mais, nordestino que veio aqui e se estabilizou trabalhando honestamente não aceita pessoas que querem vim tumultuar sem trabalhar,vivendo da esmola dos governos,e falando em governo os próprios nordestinos que levam uma vida sossegada dentro do possível não querem o pt governando sp,não podemos colocar todos no mesmo balaio,mas tem coerência o sujeito sair do seu estado pra pleitear beneficios em outro? a mão que te pede ajuda pode ser a mesma que poderá te golpear.

Deixe um comentário