Submarino.com.br
Marco Weissheimer Rotating Header Image

Cancelamento de assinatura: a indignação de uma leitora com o seu (ex) jornal

Indignada com a cobertura jornalística do Correio do Povo na área da política, a leitora Maria L. H. Mendes decidiu cancelar a assinatura do jornal. Para tanto ela enviou uma carta ao jornal comunicando seus motivos. O teor da mesma, que publicamos a seguir, expressa o sentimento de muitas pessoas que têm escrito ao RS Urgente irritadas com o comportamento editorial dos principais jornais do Estado, Zero Hora e Correio do Povo. Maria escreveu ao Correio do Povo:

Senhores:

Sou assinante, de longa data, do Correio do Povo. Acontece que estou enojada com a cobertura jornalistica para assuntos políticos, mais especificamente ao tratamento dispensado para as denúncias de corrupção. Contra o governo federal, contra o PT e contra a candidatura da Dilma vocês não economizam nas críticas e suposições, mas não mostram e/ou escondem as denúncias do governo Estadual.

Usam de dois pesos e duas medidas para cada caso concreto ou até mesmo suposto. Vide a cobertura da filha do Serra, a cobertura do Banrisul e do segurança espião. E isso já vem acontecendo desde a eleição de 2006. Blindam descaradamente o atual governo estadual, em total desrespeito ao eleitor que paga para ler o jornal.

Vocês podem apoiar e blindar a governadora a vontade, mas não vão mais contar com minha assinatura. Fiquem com o assinante incauto que puderem manter. Eu vou beber em outras fontes jornalísticas. Com isso, venho requer o cancelamento de minha assinatura, ainda que com profundo pesar.

Aguardo orientação para efetivar o cancelamento.

32 Comentários on “Cancelamento de assinatura: a indignação de uma leitora com o seu (ex) jornal”

  1. #1 Maria Hein
    on Sep 5th, 2010 at 10:22 pm

    Faz muitos anos que cancelei a minha assinatura do cpovo, por este mesmo motivo. Quando a zh (aquele pasquim, no pior sentido, da Azenha), tenta me dar um brinde, ou seja, assinatura grátis por algum tempo, declino da oferta. Jornal mentiroso, tendencioso não entra em minha casa, e ñ dinheiro meu, eles ñ levam.

  2. #2 Renato Arthur
    on Sep 5th, 2010 at 11:20 pm

    Prezada Maria L. H. Mendes, você tomou uma decisão sensata e ainda lhe trará economia. Já cancelei Correio, ZH , FSP há muitos anos. Não há porque ler tais jornais que não tem o menor compromisso com o leitor e com a verdade. Sobrevivem dos orçamentos dos governos e políticos apaniguados. A internet é muito melhor.

  3. #3 Teresinha Carpes Tarso e Dilma!!!
    on Sep 5th, 2010 at 11:25 pm

    Fazem 4 anos q cancelei minha assinatura pelo mesmo motivo!!!A imprensa toda é anti-petista juramentada,depois vem estes hienas (radialistas e jornalistas)dizerem que estão”amordaçados”com esta lei fajuta eleitoral,em que o presidente do TSE,já está revogando para ajudar a inflar a campanha de José Serra,mais conhecido pela alcunha de Vampirão!Eu cansei de repetir,que a Rede Pampa(Rádio,TV e jornal o Sul)era alimentada pelo Banrisul,só no horário do programa da Beatriz Fagundes,porque esta não metia o pau no Presidente Lula,na ex-Ministra e agorA candidata a Presidenta da República(que se Deus quiser há de ganhar e todo o PT,e seus aliados fazerem a maioria no Senado e na Cãmara e naa Assembléias)De resto,todos os programas da Rede Pampa,da RBS,da Bandeirantes e da Guaiba,eram alimentadas pela governadora,que agora quer se eximir da culpa,como sempre!!!

  4. #4 Ana Lúcia Tcatch
    on Sep 5th, 2010 at 11:42 pm

    Já tentei várias vezes cancelar a assinatura da Zero-Hora mas e quase imposssivel.Agora basta já mandei email cancelando minha assinatura e amanhã vou ligar,só espero que nao me perguntem a razaõ,por que ai vou ter que falar tudo que tá entalado na minha garganta.Hoje pela manhã abri o mesmo para ler sobre o banrisul e o espiao da governadora,que decepçaõ,so tinha assunto requentado da filha do Serra.Meu marido abriu o Correio e nada.Pensam que somos bobos??Pra mim chega.

  5. #5 ana
    on Sep 6th, 2010 at 12:20 am

    Não valem um vintém esses jornalecos que estão se afogando em dívidas e agora sem o patrocínio da TETA GORDA acabarão na vala comum… Temos a internet que é de muito mais valia.
    Não se acanhe Ana Lúcia, assim eu faço: digo na cara do sujeito porque não assino o jornaleco da azenha(quando me param na rua e faço questão, só para dar minha opinião) ou por telefone (e isso que meu número não é publicado…) digo tudo o que penso e malho a linha(?) editorial.

  6. #6 Renato Arthur
    on Sep 6th, 2010 at 12:31 am

    Cancelar assinatura de jornais e revista é um parto e a maior chatiação, pois os mesmos te oferecem até de graça como esta fazendo a Veja. A razão é que precisam justificar assinaturas devido a compromissos com anunciantes (se não houver tiragem não anunciam).

  7. #7 Rogério
    on Sep 6th, 2010 at 1:42 am

    Cancelem suas assinaturas, a blogosfera é muito mais confiável. Também concelei minha assinatura pelos mesmos motivos. Além de não juntar lixo a natureza agradece. Aliás, devíamos lançar essa campanha salve árvores, não junte lixo, economize dinheiro e deixe de se desinformar: cancele sua assinatura de Correio do Povo, Zero Hora e Veja.

  8. #8 Marco
    on Sep 6th, 2010 at 2:25 am

    Solidarizo-me inteiramente com a senhora Maria. Eu fiz o mesmo, em 17 de janeiro deste ano. E fiz questão de publicar a mensagem enviada à jornalista Taline Oppitz aqui mesmo, no RS Urgente. Vale a pena ler de novo:

    “Cara jornalista Taline Oppitz: como assinante do Correio do Povo, e leitor diário de sua coluna, venho por meio deste manifestar meu mais veemente repúdio à iniciativa desse jornal de retirar do Portal Correio do Povo, onde se disponibiliza consultas a edições anteriores, sua coluna de 03 de outubro de 2009.

    A cara jornalista, certamente atenta e conhecedora da “política” de seus editores, já deve imaginar que se trata daquele seu exemplar comentário, onde, em momento raramente visto na atual grande mídia brasileira, tece justos elogios à atuação do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, por seu empenho na disputa e conquista da cidade do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016.

    Embora seja de conhecimento geral que a linha editorial dos grandes grupos de comunicação do Brasil segue à risca a tarefa de criticar contínua e sistematicamente governos de esquerda, enquanto fazem “vistas grossas” aos desmandos de políticos e governos de linha conservadora, como percebemos claramente aqui no nosso Rio Grande do Sul, não imaginava que a hostilidade editorial desse antigamente tão respeitado jornal chegasse ao ponto de falsificar seus arquivos virtuais, excluindo destes matérias como a sua coluna de 03 de outubro de 2009, como se não tivesse existido. Com isso, seu jornal repete práticas já tantas vezes condenadas em relação a grandes órgãos de imprensa do centro do país, que manipulam grosseiramente seus arquivos virtuais, colocando à disposição de seus incautos consumidores apenas aquilo que interessa à sua linha editorial, que há muito trocou qualquer senso mínimo do que deva ser bom jornalismo por interesses menores e partidarismo puro.

    Uma vez que não posso mais confiar nos arquivos virtuais deste jornal, visto que manipulam seu conteúdo, e como não tenho condições de manter arquivos com edições impressas, estou cancelando minha assinatura deste jornal, que um dia foi exemplo de jornalismo e integração com os verdadeiros interesses da sociedade gaúcha, mas que hoje, infelizmente, não é mais que uma caricatura do passado, sem rumo, sem sentido, sem verdade, sem credibilidade.”

  9. #9 Carlos
    on Sep 6th, 2010 at 7:25 am

    Ainda assino esse jornaleco. na eleição passada, devido a cobertura tendenciosa sobre política tb cancelei a assinatura. depois, renovei pois precisava tê-lo ao lado do vaso sanitário, percebi q fazia parte desta necessidade fisiológica: a dor de barriga matinal estava associada às inúmeras baboseiras publicadas. A leitora Maria dou dica. Basta ligar para lá q a assinatura é cancelada. Talvez siga o mesmo rumo e levo o lap top ao banheiro

  10. #10 mano
    on Sep 6th, 2010 at 9:02 am

    Venderam meus dados pessoais para editoras, quebraram o sigilo de meu cadastro, endereço, CPF, CI. Como eu sei? Ganhei um cartão de assinante com o nome errado e meses após comecei a receber ofertas via postal com o me u nome grafado da mesma forma que o cartão do assinante. Cancelei a assinatura, mas até hoje me atucanam…

  11. #11 Felipe
    on Sep 6th, 2010 at 9:03 am

    Para que assinante? Quem tem Banrisul tem tudo.

  12. #12 ralf oliveira
    on Sep 6th, 2010 at 9:22 am

    Bravo Maria L. H. Mendes ! Bravo ! . . . soube atraves do programa do Andre Machado que o sargento espião andou bisbilhotando o Marco ! eta sujeitinho curioso este heinnn !??!! Mas falando no Andre, olha a perguntinha que ele fez ao promotor do caso “sr. promotor, qual o crime que o sargento cometeu ?” . . . esta doeu na alma !

  13. #13 Omar
    on Sep 6th, 2010 at 9:52 am

    Passos para cancelamento de assinatura:
    1. Redija uma carta solicitando claramente o cancelamento da assinatura citando, se possível, o código de assinante.
    2. Reconheça firma em cartório.
    3. Envie essa correspondência pelo correio com AR – Aviso de Recebimento.
    Se a assinatura não for cancelada, tendo em mãos o comprovante do correio você pode entrar com ação contra a empresa. Além de perturbá-los, o que é sempre um prazer, você pode até faturar algum dinheirinho.
    Esse procedimento vale também para cancelamento de cartões de crédito e encerramento de conta bancária.

  14. #14 Panoramix
    on Sep 6th, 2010 at 9:53 am

    Parabens Marco Weissheimer, estas importante, fostes um dos Jornalistas arapongados no piratini!

    http://tomandonacuia.blogspot.com/2010/09/yedagate-acessava-fotos-de-criancas.html

  15. #15 Remindo Sauim
    on Sep 6th, 2010 at 9:54 am

    Marco, tem que ler estes jornais nas entrelinhas. Por exemplo a capa da ZH de hoje confirma que a dona Yeda já dançou, ela e o pessoal Farsul. O Correio mostra que as estrelas vermelhas ganham todas, tá lá no esporte.

  16. #16 Remindo Sauim
    on Sep 6th, 2010 at 9:56 am

    Marco, tu estás ficando famoso, o sargentinho da Piratini violou teu sigilo no Guardião. Como eu acho que isto é um crime comum tem que botar os criminosos na cadeia, o operador e os mandantes.

  17. #17 Elisabete Otero
    on Sep 6th, 2010 at 10:28 am

    Cancelei assinaturas de jornais impressos fazem quase 10 anos… e não me arrependí nem por minuto; da veja, fui assinante no tempo do Mino Carta e depois, nunca mais. E assumí comigo mesma o compromisso de confiar muito no editor para ler qualquer material, e internet, desde 2006,em especial, me informa
    com muito maior verdade e decência.
    Abraço solidário e confiante na qualidade e na seriedade do teu trabalho, Marco.

  18. #18 gerson luis miltzarek
    on Sep 6th, 2010 at 11:13 am

    Apoio o que alguns colegas sugeriram. O Marco Aurélio deveria entrar com ação de perdas e danos contra o Piratini. Quem sabe este exemplo não entusiasmaria mais alguns arapongados?

  19. #19 ivone carneiro
    on Sep 6th, 2010 at 11:14 am

    Eu tenho tanto nojo dessa Zero hora, e agora do Correio, mas pensei que fossem um pouquinho menos sujos.Não assino nenhum deles, mas achava que o Correio do povo tinha mais credibilidade.
    De sorte o povão não lê essas porcarias mesmo.Nem sei porque nós nos surpreendemos ainda. Tudo que está acontecendo é repeteco.Daqui uns dias uma foto com dinheiro irá aparecer e um filiado do PT será o portador.Tudo igual.Mas os votinhos do Lula estão lá igual.

  20. #20 Joana
    on Sep 6th, 2010 at 11:22 am

    Ana Lúcia
    Vc pode sim cancelar… avise de sua intenção e vá no PROCON. Na hora eles resolvem prá vc… se até esse órgão estiver comprado, busque sites de direito do consumidor: EDEC, PRO TESTE… eles vão ver “o que é bom prá tosse”… abraço

  21. #21 ademar
    on Sep 6th, 2010 at 11:22 am

    Valeu Maria, se a maioria do povo que votou no do Lula e que vai votar na Dilma, os jornais seriam mais parciais, eu tambem cancelei a minha assinatura do jornal nh por motivo semelhande, aqui em Novo Hamburgo o povo que votou no foram chamado de comunistas.

  22. #22 Joana
    on Sep 6th, 2010 at 11:23 am

    Vá nop PROCON, Renato… leia o que escrevi acima para a Ana Lúcia.

  23. #23 Joana
    on Sep 6th, 2010 at 11:39 am

    Eu assinava o Correio até 2001, quando me mudei do RS. Aqui em SC recebo telefonemas da RBS oferecendo DC de domingos grátis. O que digo prás atendentes – coitadas, não tem nada a ver com o pastel- : você não vai entender, mas eu não coloco LIXO na minha casa… coitadas… Outro dia recebi da UOL, oferecendo provedor e mais, grátis: folha, (in)veja etc e tal. O rapaz era atencioso, mesmo assim eu disse para ele: “talvez vc não entenda, mas trazer para minha casa mentiras, calúnias, lixo, não me interessa”… ele riu…

  24. #24 Farpa
    on Sep 6th, 2010 at 12:33 pm

    Quando esse tipo de atitude for normal, ou seja, ter consciencia de quem precisa da gente são “êles” (jornais ,rádios e tv´s) e não nós deles. Somar a isso um BOICOTE a patrocinadores dessas empresas, tenham certeza que as coisa mudarão. Acabara o “jornalismo vigarista” e a verdade e os fatos serão os verdadeiros motivos para a correta informação.

  25. #25 leonel santos
    on Sep 6th, 2010 at 11:22 pm

    Já cancelei também minha assinatura do CP já faz alguns meses( inclusive postei um comentário aqui a respeito)e pelo mesmo motivo apresentado pela Maria Mendes.Acreditava que o cp adotasse uma postura um pouco diferente do zh assim como a record o faz em relação á globo ainda que timidamente, mas conforme escrevi na época estava enganado. Parabéns Maria cada dia sem consumir essas drogas é uma grande vitória. Correio do povo e zero hora NEM PENSAR!

  26. #26 Vinícius
    on Sep 7th, 2010 at 8:49 am

    Alguém ainda acredita que jornais são escritos para seus leitores?

  27. #27 SergioK
    on Sep 7th, 2010 at 5:55 pm

    Também cancelei minha assinatura CP pelos mesmos motivos. Além de um colunista privilegiado, pseudo jornalista, financiado para desinformar a favor dos que se locupletam com dinheiro público. E claro, são contra o Estado.

  28. #28 Marco Antonio Rodrigues
    on Sep 11th, 2010 at 1:48 pm

    Curitiba 11/09/2010

    Eu era assiduo leitor dos jornais Folha de São Paulo, Estadão, Gazeta do Povo(só de domingo – classificados), O Globo, Veja, Época.

    Mas o radicalismo anti-BRASIL destes periódicos me fez abandonar tudo.
    Estes aí relacionados não servem para nada.

    Espero sinceramente que faleçam.

  29. #29 everton wagner
    on Nov 5th, 2010 at 7:55 am

    Concordo plenamente com a referida leitora, eu mesmo fiquei indignado com o que ocorreu durante a campanha, apesar de os todo-poderosos da Ipiranga com a érico (ZERO HORA) baterem no peito e se declararem imparciais (como na tosca propaganda da TV) todos, sim senhores, eu disse TODOS, os editoriais do jornal de domingo criticavam Lula, Dilma o Pt e exaltavam FHC e Serra (generaizinhos de opereta). O que esperar de uma empresa que está afiliada a outra (globo) que apoiou a ditadura e agora faz propaganda à liberdade? Saudade do Brizola quando ele metia o pau na globo em pleno jornal william bonner-besta bernardes nacional.

  30. #30 arlete alves
    on Jul 29th, 2011 at 10:07 am

    eu estou tentando canselar 6 dias e nao consigo

  31. #31 arlete alves
    on Sep 9th, 2011 at 11:57 am

    ei vi na internete que ja esta canselada minha assinatura do jornal hoje em dia quero saber porque vieran busca o dinheiro 29.90 quero meu dinheiro de volta opr bem ou pela justiça nao me faça de boba porfavor

  32. #32 LUIS
    on Nov 23rd, 2012 at 10:01 pm

    Quero o cancelamento do jornal, pois estou indo morar no interior da minha antiga cidade e não terei mais tempo para lê-lô. Quero o cancelamento no fim desse mês. Aguardo retorno OBRIGADO!!

Deixe um comentário