Myspace button
Submarino.com.br
Marco Weissheimer Rotating Header Image

Teatro de Rua está proibido em Porto Alegre?

Daniel Hammes envia vídeo que mostra outro caso de tentativa de proibição de teatro de rua em Porto Alegre. O fato ocorreu dia 16 de outubro na Esquina Democrática, centro da capital gaúcha. A Brigada Militar tentou interromper a apresentação da peça Árvore de Fogo da Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FaveLA. Os atores (incluindo uma criança de 11 anos que participava da apresentação) foram detidos e conduzidos a um posto da Brigada Militar “para identificação”. Não adiantou muito invocarem o artigo 5° da Constituição: “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independente de censura ou autorização”…

A Rede Brasileira de Teatro de Rua promove quarta-feira (17) um ato público na Esquina Democrática em repúdio ao desrespeito aos artistas, à exigência de autorização para apresentações na rua e à cobrança para a utilização de espaços públicos. “Pedimos que todos que passaram por algum tipo de repressão nas ruas nos mandem seu relato para leitura no dia do Ato para mostrar a todos que não estamos sós! As manisfestações populares de rua não vão parar!”, dizem os organizadores da manifestação.

22 Comentários on “Teatro de Rua está proibido em Porto Alegre?”

  1. #1 Glauco Pachalski
    on Nov 14th, 2010 at 9:01 pm

    Agradeço o informe do site, realmente um absurdo a ação da Brigada. É realmente necessário fazermos um ato público de repúdio. Alguém sabe mais algumas informações? abraço

  2. #2 Jorge O. Ruel
    on Nov 14th, 2010 at 9:02 pm

    Não adiantou muito invocarem o artigo 5° da Constituição: “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independente de censura ou autorização”…

    – Mas e quando foi que ARGUMENTAR com a BM serviu de alguma coisa???

  3. #3 Eason Nascimento
    on Nov 14th, 2010 at 9:10 pm

    Que está ocorrendo em Porto Alegre? A democracia está sendo pisoteada? Não entendi esta, da polícia gaúcha. É necessário um protesto veemente para que atitudes deste tipo, não proliferem.
    http://easonfn.wordpress.com

  4. #4 Lu
    on Nov 14th, 2010 at 10:04 pm

    Do que nos livramos, não elegendo “aquele” para a Presidencia da Republica! Isso, com certeza, se repetiria em todo o País, pois essa é a “democracia” tucana. Ainda bem que faltam apenas 45 dias para acabar esse desgoverno. Minha solidaridedade aos atores e vamos ao protesto! Um abraço, Lú.

  5. #5 Luiz
    on Nov 14th, 2010 at 10:09 pm

    Novamente a “Briósa” em ação. . . cidadãos recolham-se às suas casas que o toque de recolher vai começar porque eles vão impôr. . .
    Salve-se quem puder. . .

  6. #6 elektrofossile
    on Nov 14th, 2010 at 11:11 pm

    Mais um episódio do fim-de-feira da desgovernadora. Os próximos 45 dias ainda nos trarão outras surpresas, certamente.

    Há menos de um ano fui vítima das forças policias do estado de forma semelhante e permaneci amarrado a uma cama psiquiátrica por 12 horas, sem nenhum motivo médico. Correu Inquérito a partir de denúncia junto à Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa.

    A partir de primeiro de janeiro muita coisa precisa mudar. Mas já sabemos o que nos espera desta direita tresloucada.

  7. #7 Jean Scharlau
    on Nov 15th, 2010 at 9:31 am

    Para usar a Esquina Democrática, quando se trata de ações promocionais comerciais, ou de cunho político, é preciso agendar e reservar espaço na Prefeitura Municipal. O objetivo, segundo informado pela Prefeitura é a programação da organização de segurança e trânsito adequado, a não sobreposição de atividades bem como a identificação de um responsável pela realização do evento. A fiscalização comercial é feita pela SMIC auxiliada pela Brigada. É possível e bastante provável que apresentações artísticas também devam agendar com antecedência.

    Caso seja assim e o grupo de teatro não tenha agendado com a Prefeitura, a Brigada estaria no cumprimento normal e cotidiano de sua função, pois há agendamento de atividades todos os dias na Esquina Democrática, com fila de espera, inclusive.

    O que deveria ser feito, neste caso, parece-me, é o questionamento da ação gerencial da Prefeitura sobre a Esquina Democrática.

    Esse procedimento da Brigada de mandar parar as atividades não agendadas, identificarem-se os participantes e mandarem-nos deixar o local parece-me que é o padrão. Quando participei de atividades ali, agendadas, vi acontecer com grupos de pessoas que trabalhavam sem ter agendado com a Prefeitura.

  8. #8 buddy
    on Nov 15th, 2010 at 12:00 pm

    nunca gostei tanto do numero 45. a tia louca já vai tarde.kkkkkkkkkkkkkkk

  9. #9 Luiz
    on Nov 15th, 2010 at 1:25 pm

    Pois é cidadão, nessa mesma esteira a Prefeitura em parceria com a “Briosa”, deveria também determinar, fiscalizar e prender os Meliantes, que infestam o centro da cidade.

    Não se vê qualquer ação contra os “Flanelinhas”, que praticam extorção contra proprietários de veículos na cara da Brigada e nada é feito, pois não se vê qualquer ação de tal magnitude contra estes, nem sequer são identificados, pois se sabe que tal extorção é para abastecer o comércio de toxicos.

    Espaço público é espaço público em qualquer lugar da cidade, que seja de comum uso da população, sem distinção de local.

    Lamentável, mas a população só tem a perder. . . mas ao menos um Brigadiano se fez feliz por se sentir “Otoridade” naquela hora e conduzir por sentimento íntimo pessoas de bem que só tinham a intenção de levar alegria a alguém. . .

  10. #10 Carlos M.
    on Nov 15th, 2010 at 2:00 pm

    O povo gaúcho está colhendo o que plantou ao renegar nas urnas a reeleição de uma política correta e democrática que era a do governo Olívio.
    Se deixaram manipular pela RBS no caso da CPI dos Bingos e deu no que deu.
    E para comprovar que o gaúcho é analfabeto político, deram nas urnas a vitória ao Serra aqui no Estado.
    O Tarso só se elegeu porque não tinha concorrente.

  11. #11 Rafael Reinehr
    on Nov 15th, 2010 at 2:58 pm

    Agendamento com a prefeitura? Que absurdo!!!! Era algo comercial? Era algo político? Ou era algo cultural? E mesmo que fosse, caralho, essa racionalização que faz concordar com os governantes que, cada vez mais, tranformam o que é público em algo que é gerenciado pelo ESTADO, ESSE FANTASMA – e não pelas pessoas que são a SOCIEDADE VIVA – deve acabar.

    O espaço público não precisa de uma ORDEM IMPOSTA de cima. Se é público, é de todos e é usado da forma que melhor convier – às vezes com ordem, às vezes com CAOS.

  12. #12 Remindo Sauim
    on Nov 15th, 2010 at 3:26 pm

    Como diria nosso querido professor Ariovaldo, trata-se de uma ação da iluminada brigada militar contra o comunismo internacional. Há alguns quillômetros dali outros ativistas, num assalto a banco, tentavam afastar o foco de nossos valentes soldados do povo, que não se deixaram enganar e finalmente com valor e empenho conseguiram arrastar ao xilindró os perigosos subversivos.

  13. #13 Jean Scharlau
    on Nov 15th, 2010 at 8:15 pm

    Bem lembrado, Luiz. Não me consta que flanelinhas, mendigos, sem-teto, homens-sanduíche, compradores de ouro, panfleteadores e ambulantes em geral agendem com a Prefeitura. Taí uma coisa que só o Prefeito Fortunati poderia nos explicar: como e por que as coisas assim estão? Já que da Yeda não se pode esperar nada, sequer resposta, e se ela responder não dá pra acreditar.

  14. #14 estagiário
    on Nov 15th, 2010 at 10:05 pm

    porto alegre está ficando cada vez mais opressiva, e parece que o porto alegrense quer isso…
    olha o que é a EPTC…

  15. #15 Mariah
    on Nov 15th, 2010 at 10:27 pm

    Cidade mal administrada, culturalmente abandonada, BM arrogante e despreparada. Graças a Deus esse tempo de trevas está no fim. Que o portoalegrense lembre disso quando for escolher novamente o prefeito. Fortunati/Fogaça nunca mais!

  16. #16 Jean Scharlau
    on Nov 16th, 2010 at 2:05 am

    Os endereços oficiais para informações, críticas, reclamações, sugestões: fortunati@fortunati.com.br
    Ou por aqui: http://www.fortunati.com.br/MainPortal.php?do=portalContatoPadraoAc&Opc=CLEAR
    E
    Brigada Militar-Corregedoria Geral
    Rua dos Andradas, 522
    Centro – Porto Alegre – RS
    Tel: (51) 3288-2953

  17. #17 Daniel
    on Nov 16th, 2010 at 2:37 am

    Muito bem colocado! Infelizmente, o problema da estupidez política generalizada de grande parte da população é que todos acabam sofrendo as consequências.

    Está na hora da parte bunda-mole desse povo se dar conta. A mediocridade, o efêmero, o supérfluo e a idiotice reinam na sociedade brasileira.

  18. #18 Ricardo Mainieri
    on Nov 16th, 2010 at 7:32 am

    Recebi a denúncia de alguns amigos escritores sobre uma arbitrariedade de semelhante proporção.
    A poetisa Telma Scherer tentou realizar uma performance em plena Feira do Livro e foi impedida por policiais. Para completar o caos, ela foi levada de camburão até o posto da BM, na Praça XV, prestar depoimento.
    Este fato está bem documentado no link da Rádio Guaíba: http://www.radioguaiba.com.br/Noticias/?Noticia=221522
    Proibição de teatro de rua, impedimento de performance na Feira do livro, Porto Alegre está ficando, cada vez, mais rançosa e obscurantista.

    Ricardo Mainieri

  19. #19 Alexandre Pereira
    on Nov 16th, 2010 at 8:06 am

    Tentando manter o tom contido do Luiz, começo com o seguinte:
    O primeiro sinal da tentativa de CONTROLE do estado sobre as atividades sociais é o REGISTRO. O ato próprio de criar uma mera “ação gerencial” sobre uma questão como a livre-expressão num espaço público notoriamente marcado pela democracia – daí seu nome – é um absurdo gigantesco um verdadeiro erro epistemológico tanto legislativo quanto em relação ao que a CIDADE é enquanto SÍMBOLO DA SOCIEDADE que a forma. A cidade é nosso PALCO social, o o público é o local da LIVRE-EXPRESSÃO, que não pode ser pautada, seja por tentativa de “administrar” o uso do espaço, limpa-lo, mante-lo em “ordem” ou outra questão qualquer.
    É parte da DEMOCRACIA o livre uso do espaço – garantido pela CONSTITUIÇÃO e portanto INQUESTIONÁVEL por lei ou pior por medida administrativa da SMIC, da SMED, da SMAM ou da puta que pariu.
    Perdõe a linguagem, mas é isso mesmo. Essa tentativa de DISCIPLINA da manifestação pública é tão democrática e necessária quanto foi o cadastramento dos judeus pelos nazistas ou dos leprosos nos anos passados.
    É altamente autocrática, facista e deve ser combatida imediatamente!
    Agora, por mais que a cultura da “ordem” impere na “briosa” o problema aqui não é a mão que bate, mas o cérebro que comanda o movimento. Qual é o entendimento que existe? Yeda neles? Últimos suspiros dessa que foi das mais enlouquecidas governantes que tivemos?
    abraços!

  20. #20 Ricardo Schlomer
    on Nov 16th, 2010 at 10:47 am

    Mais um triste evento autoritário do caótico desgoverno Yeda,que usa a Brigada de forma truculenta e facistóide contra o cidadão,mas permite a jogatina e os pontos de droga,facilmente indentificados.
    Fui oficial do exército na época da ditadura e nem as forças armadas dos anos de chumbo eram tão prepotentes e despreparadas quanto a polícia militar do governo tucano.
    Graças a Deus nos livramos deste lixo de governo aqui e no Brasil.

  21. #21 Luiz
    on Nov 16th, 2010 at 7:46 pm

    Concordo contigo Alexandre em grau, genero e número, pois se valer de condições para uso de espaço público e usar força policial (BM) para evitar manifestações não préagendadas é algo incabível nos atuais dias, pois estamos voltando a ditadura de pseudos Democratas. . . abraço.

  22. #22 Jean Scharlau
    on Nov 16th, 2010 at 10:40 pm

    Alexandre, concordo com grande parte do que disseste aqui. Acho que a Prefeitura deve gerir o espaço público municipal na medida prevista nas leis do município, estado e país, leis que devem estar ao abrigo da Constituição e respeitar os limites predeterminados nela, com o respaldo e atuação do conjunto das instituições, ponto onde se insere a Brigada Militar.

    No meu primeiro comentário narrarei um fato, prestei um testemunho e manifestei a opinião, que reafirmo, de que a demanda deve ser encaminhada à Prefeitura, consequentemente ao Prefeito, pois é ele o primeiro responsável pelas ações institucionais aplicadas na municipalidade (testemunhei acima a característica institucional da ação).Caso o Prefeito afirme que a ação da instituição Brigada Militar está em desacordo com o que é solicitado pela administração do município, aí sim quem terá que responder pelo fato será a comandante da BM, a Sra. aquela.

    Acho muito importante esta discussão aqui entre nós, o público transeunte, contribuinte, cidadão, mas, ocorrido o fato ao qual nos opomos, tendo resultantes protestos, discussões, e conclusões, poderemos alcançar resultados melhores ao solicitar respostas a quem deve dá-las, correções a quem deve aplicá-las e atitudes a quem deve tomá-las.

    Na minha opinião o primeiro que deve responder é o Sr. José Fortunati. fortunati@fortunati.com.br

Deixe um comentário