Myspace button
Submarino.com.br
Marco Weissheimer Rotating Header Image

Tarso Genro defende nova política de segurança: “Já não se trata de entrar, matar e sair”

Em entrevista ao jornal argentino Página/12, o governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, fala sobre a política de segurança pública que vem sendo construída pelo governo federal. Como ministro da Justiça, Tarso foi um dos principais elaboradores dessa política que está ganhando atenção internacional a partir dos recentes acontecimentos do Rio de Janeiro. “É uma concepção de policía comunitária, que deve ocupar os espaços e articular seu trabalho com programas sociais nas zonas em conflito”. Na entrevista, Tarso também fala sobre o problema do narcotráfico e do consumo de drogas no Brasil:

“O narcotráfico gera uma estrutura de integração perversa entre pobres, ricos e traficantes, Eu não falo só dos viciados, mas também daqueles que usam a droga como parte de sua sociabilidade. Os ricos e integrantes da classe média devem compreender que o consumo, ainda que seja por prazer ou por modo de vida, é o que alimenta a violência. Por isso, esse ciclo de combate ao tráfico e à instrumentalização da juventude das favelas tem que passar também por esses setores. Eu falo do Brasil, um país muito grande e com elementos específicos. No Brasil é necessária a repressão penal aos que compram inclusive pequeñas quantidades, pois também são responsáveis pela construção do sistema de poder dos grupos mafiosos. O adulto que compra uma pequena quantidade de droga de um menino de 17 anos é um criminoso, porque está na ponta de uma cadeia de circulação e produção de delitos que gerou esta situação no Rio”.

A íntegra da entrevista em português está disponível na Carta Maior.

Foto: Bernardino Avila/Página/12

12 Comentários on “Tarso Genro defende nova política de segurança: “Já não se trata de entrar, matar e sair””

  1. #1 dilmão
    on Dec 2nd, 2010 at 7:22 am

    Tarso endireitou. “”"Os ricos e integrantes da classe média devem compreender que o consumo”"”…eu é que esperava mais desse rico, burguesinho ou classe média….”"No Brasil é necessária a repressão penal “”"…eu quero só ver quando a rede bunda suja começar a metralhá-lo…quero ver seu equilíbrio…

  2. #2 Remindo sauim
    on Dec 2nd, 2010 at 8:01 am

    Não sei se o Tarso falou exatamente isso, mas se é mesmo esta a idéia dele, vai ter botar na cadeia grande parte da população brasileira, o que ficariamos assim, metade dos brasileiros como presidiários e a outra metade como guardas dos presídios.

  3. #3 miguel grazziotin
    on Dec 2nd, 2010 at 8:11 am

    Eu diria que nao importa a idade do vendedor e teremos crime igual.

  4. #4 Lucas
    on Dec 2nd, 2010 at 8:41 am

    Cada vez mais acho que o voto deveria contar com uma tecla do tipo ” com ressalvas”. Se lesse algo do tipo desta declaração no período eleitoral jamais votaria nesse sujeito. Qualquer ser humano tem o direito de fazer o que quiser com o seu cérebro. Por que o Estado não liberaliza e limita a produção por habitante de maconha como é feito em outros países? Por que o Estado não assume a produção e venda de cocaína? E, sendo assim, por que não faz um apoio médico/psicológico aos usuários?
    Após a nomeação de Maurício Dziedrick como secretário de seu governo achei que Tarso havia esgotado sua cota. Pelo jeito não…

  5. #5 Mário Jr
    on Dec 2nd, 2010 at 10:24 am

    Não sei se entendi direito, mas to começando a achar que joguei meu voto no lixo! Como assim?!?! Quer dizer que ele pretende prender os usuários? Vai acabar com a vida do cara so pq ele comprou um fininho? Se o usuario financia o trafico, como esse dinheiro é lavado? Alias vcs conhecem algum traficante que tem avião ou é dono de navio pra trazer toda essa droga pro morro ou vai me dizer que as drogas e armas nascem dentro da favela? Pensar em combater a raiz do problema não rola neh tarso…

  6. #6 miguel gomes
    on Dec 2nd, 2010 at 1:10 pm

    Acredito que o governador Tarso está equivocado. Na história da humanidade há registros de consumo de diferentes tipos de drogas e apesar disso a discussão sobre o tema continua conservadora e hipócrita. Enquanto a grande mídia desencadeia uma propaganda maciça contra o crack (q inclusive criou um Instituto) enquanto isso pessoas estão se matando no trânsito pelas consequências do álcool vendido em qualquer esquina. Na minha opinião o Estado deveria promover uma campanha de descriminalização e liberação do consumo e da produção de qualquer tipo de drogas.
    Infelizmente nesse tema o governador perdeu a oportunidade de apresentar uma proposta que fosse na contramão da hipocrisia social que hegemoniza o debate sobre as drogas.

  7. #7 Luciano
    on Dec 2nd, 2010 at 1:12 pm

    É asilo para assassino gringo e cadeia para usuário!

    Sorte que no exercício do seu futuro cargo público ele não possa ter qualquer ingerência na política de combate às drogas.

    Pois é, se não fosse por essa questão de atribuições, também acho que teria jogado meu voto no lixo.

  8. #8 Charlie
    on Dec 2nd, 2010 at 2:06 pm

    Sou admirador do companheiro Tarso, mas discordo nesse ponto com repressão penal a pequenos usuários, pois acredito que o pensamento do nosso companheiro está sendo retrógrado e sem fundamento, mas também não há dúvidas que os usuários financiam o tráfico. O consumo sempre existirá, principalmente com relação a maconha (convenhamos que classificar a maconha como droga hoje em dia não da mais), onde temos como exemplo a nossa vizinha Argentina, que discriminalizou o uso em pequena escala. Assim como o alcool e o cigarro, a maconha poderia ser vendida com altas taxas de impostos e também com leis tão duras quanto alcool, como por exemplo não fumar maconha em local publico, mas pelo menos assim o governo poderia ter um controle maior com relação a maconha. E dizer também que a maconha é porta de entrada para outras drogas, isso no meu ponto de vista é mentira. O grande vilão é o alcool, ele sim é a porta de entrada para as drogas. Quero deixar claro que não estou aqui para fazer apologia as drogas, mas é um assunto que deve ser debatido mais e mais, chegando a um desfecho e fortalecendo assim, cada vez mais o papel da democracia.

  9. #9 zé bronquinha
    on Dec 2nd, 2010 at 2:43 pm

    Este é o velho Tarso. De postura conservadora e egocêntrica vai dizendo bobagens deste naipe com a mais convicta certeza. Deste eu ouvi certa vez que se fosse o Olívio a FORD não iria embora, pois cumpriria os acordo que Britto e sua turma fizeram , oferecendo o que o RS não tinha pra dar.

  10. #10 Katarina
    on Dec 2nd, 2010 at 11:54 pm

    Pois eu acho que o Tarso está certo. Faltou defender a legalização, coisa que acredito ele não faz. Mas é preciso prestar atenção. Comprar bibocas vendidas por crianças é errado. Comprar as mercadorias traficadas é errado. Não é errado porque é ilegal, simplesmente. É errado porque corrobora a força do crime. Porque alimenta o crime. É cumplicidade. Não dá para dizer que não se tem nada a ver. Quer fumar? Que tal plantar? UPP parece ser o primeiro movimento com vida inteligente a enfrentar essas coisas. E eu acredito que Tarso acredita no que diz. Posso discordar dele, eventualmente isso ocorre. Mas desta vez concordo. Comprar pó e fumo na beira do morro é alimentar o tráfico. Isso é trivial e evidente.

  11. #11 Katarina
    on Dec 2nd, 2010 at 11:58 pm

    Outra coisa, onde é que está escrito que se deve prender usuário? Uma consideração de natureza moral (a saber, não se deve alimentar o tráfico de drogas) não implica a defesa de uma condenação jurídica (deve-se punir quem consome drogas. Tarso não disse nada disso. Outra coisa: onde é que é de esquerda consumir drogas e de direita, não fazê-lo? Confusão embota o entendimento.

  12. #12 dilmão
    on Dec 3rd, 2010 at 7:34 am

    “Que tal plantar?” Que ótimo, aí o cara pode ser preso mesmo é como traficante ou produtor ( com nosso arrazoado poder judiciário, isso é bem possível ) O difícil vai ser convencer a parcela de apoio político que interessa ao Tarso, ao dar essa declaração, de que as coisas não são bem assim ( já vejo o levante moralista, capitaneado por seus novos apoiadores, empresários, bispos, cidadãos de bem, clube de mães….prendam esses bandidos que intoxicam nossos filhos…prendam todos..os que compram em pequenas quantidades da mesma forma…eles que alimentam o mercado…milhares de pobres, negros, rumando para o presídio…mais uma geração de vidas desgraçadas, para servir de troféu, enquanto isso, os playboys pagarão mais caro e continuarão a usar drogas) . Porque a esquerda tem esse “vício” de ser o mais ético possível. Ao abraçar a agenda dessas forças (dziedrick, jobim, paulo tigre, gerdau, sem falar na horda de bispo$ que caíram de para-quedas…) fica realmente muito difícil achar que a velha militância que batalhou tanto por anos a fio, terá algum poder de barganha no tarsismo/dilmismo de resultados. Na época da campanha, falavam do obscurantismo da oposição. As pessoas são hipócritas. E negociam seus príncipios de maneira fácil. E rápida. Assim como a classe artística (falo da bem-sucedida) , estão sempre esperando…se não algum apoiador/patrocinador pode cair fora. No entanto, “famílias inteiras” vão aplaudir um espetáculo grotesco, ridículo, de mau-gosto, como uma parada gay. Aonde está escrito que eu por ser de esquerda, tenho que achar isso bonito, positivo…que tenho de sair para aplaudir esse tipo de comportamento? Acho horrível. Por isso merecem ser trancafiados? Não!!! E não entendo como uma pessoa pode ser presa por fumar uma planta que pode nascer em qualquer lugar do mundo. A discussão já caiu de madura. Mas os políticos e artistas tem medo…de perderem suas boquinhas…Karina, palavras tem ecos.

Deixe um comentário